Café com Ciência

Café com Ciência aborda saúde mental no contexto universitário

Em 25/01/24 15:11. Atualizada em 25/01/24 15:12.

Psicóloga e médico psiquiatra discutiram a importância do bem-estar emocional dos estudantes

Texto: Ricardo Lima
Foto: Carlos Siqueira

O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu a última palestra do semestre letivo do Café com Ciência, evento que discute temas da ciência por meio de palestras acompanhadas de café para os participantes.

Os palestrantes foram a psicóloga Lívia Mesquita de Sousa, coordenadora do Saudavelmente, e o professor Lucas da Silva, médico psiquiatra que atua tanto no Saudavelmente quanto na Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (GO). A palestra, intitulada "Saúde mental no contexto universitário", foi seguida por uma sessão de perguntas e reflexões.

O Saudavelmente, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFG, é dedicado ao bem-estar mental dos estudantes. Com uma variedade de serviços, como terapia e atividades de conscientização sobre saúde mental, que incluem palestras e discussões em grupo, o serviço busca criar um espaço acolhedor para todos, por meio de apoio e inclusão aos estudantes.

Lívia ressaltou a importância do projeto, que prioriza o atendimento acolhedor e a ouvidoria para pessoas com sofrimento psicológico.

Leia também: Psicóloga fala sobre a relação entre saúde mental e suicídio

Café com Ciência

Médico psiquiatra Lucas da Silva ressaltou importância do autocuidado e sugeriu a adoção de práticas saudáveis

Saúde mental

Médico psiquiatra formado pela UFG, Lucas abordou uma série de questões relacionadas à saúde mental dos estudantes universitários. Ele destacou que muitas pessoas não têm conhecimento suficiente sobre transtornos e doenças mentais, como ansiedade e depressão, e como a experiência universitária pode estar, às vezes, relacionada ao adoecimento mental.

Ele também mencionou a diferença entre tristeza e depressão, assim como ansiedade diária e patológica. "A ansiedade patológica é excessiva, constante e incapacitante, podendo impedir o sono e dominar a atenção da mente", destacou o médico.

Lucas enfatizou a importância do autocuidado e do equilíbrio entre as demandas acadêmicas e a saúde mental. Para melhorar a qualidade de vida, ele sugeriu práticas saudáveis. "Para uma melhor qualidade de vida, é importante não deixar acumular atividades, cuidar do sono, ter boa alimentação e fazer atividade física regular".

Leia também: Síndrome de Burnout em trabalhador-estudante pode ser agravada por fatores domésticos

Café com Ciência

Coordenadora do programa Saudavelmente, da Prae, psicóloga Lívia Mesquita falou sobre a autoeficácia acadêmica

Autoeficácia acadêmica

Lívia destacou a prevalência da ansiedade no Brasil e a correlação entre as vivências acadêmicas e a saúde mental dos estudantes universitários. Ela enfatizou a importância de os estudantes acreditarem na própria capacidade.

"A autoeficácia é a capacidade de acreditar que se consegue. Quanto menor, maiores são os índices de ansiedade, estresse e depressão", observou a psicóloga. Ela mencionou que é necessário aprender a ter confiança própria devido ao ambiente universitário competitivo, assim como uma rotina equilibrada que inclua lazer e diversão.

Categorias: Equilíbrio Saúde IF