Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Cempa previsão do tempo

CEMPA-Cerrado lança ferramenta inédita de previsão de chuvas com Inteligência Artificial

Em 30/01/24 08:32. Atualizada em 30/01/24 08:34.

Novo modelo informa a probabilidade de precipitação a curto prazo, para um período de até seis horas

Da Redação, com informações do CEMPA-Cerrado

O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Bioma Cerrado (CEMPA-Cerrado), projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG) em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Governo de Goiás, lançou uma nova ferramenta que utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para a previsão de chuvas a curto prazo.

Trata-se de uma ferramenta inédita para a região Centro-Oeste do Brasil, fundamental para o planejamento das atividades da defesa civil e dos diferentes setores da economia que dependem das condições meteorológicas.

Com um custo computacional menor que os modelos de previsão de tempo convencionais, a nova plataforma permite obter a probabilidade de ocorrência de chuvas em um horizonte de previsão de seis horas e para diferentes classes de intensidade de precipitação.

 

Leia também: UFG abriga um dos principais centros de computação científica do Brasil

 

Cempa previsão do tempo

Reprodução da ferramenta de previsão de chuvas disponível de forma gratuita no site do CEMPA-Cerrado

 

Dados

A ferramenta utiliza uma rede neural convolucional, associada a um Modelo de Memória de Curto e Longo Prazo (LSTM). Essas abordagens são especialmente úteis para processar dados que têm uma estrutura espacial, como mapas e imagens, e para lidar com sequências temporais. Daí sua utilização na previsão de chuvas.

Além disso, o novo modelo utiliza dados de entrada de diferentes fontes, incluindo os canais infravermelhos do satélite GOES, e características físicas e geográficas derivadas do produto MODIS e do Geostationary Lightning Mapper (GLM).

Dessa forma, são disponibilizados aos usuários diversos mapas de probabilidade que incluem áreas de diferentes estados, mas com destaque para Goiás. Também estão disponíveis tabelas com dados mais detalhados para cada município goiano. A resolução espacial mais fina dos dados de probabilidade é de 5 quilômetros e novas execuções do modelo são realizadas a cada 30 minutos.

A nova ferramenta foi testada na previsão para a região do Sudoeste goiano durante os últimos dois meses e os resultados foram satisfatórios. Vários produtores rurais tiveram acesso à plataforma, que faz parte dos produtos do Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste Goiano (Siag), resultado da parceria entre o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e o CEMPA-Cerrado.

A ferramenta pode ser acessada aqui.

 

* Crédito da foto de capa: iStock.

Fonte: CEMPA-Cerrado

Categorias: meteorologia Ciências Naturais Cempa-Cerrado