As delícias dos sons do Brasil e da Áustria

Em 07/02/24 14:04. Atualizada em 08/02/24 23:48.

Apresentação de Vitor Arantes e  Oscar Antoli é fruto de parceria entre UFG e Embaixada da Áustria

Texto: Caroline Pires
Fotos: Evelyn Parreira

Um respiro de sons. Desacelerando em plena terça-feira, os goianienses que foram ao Centro Cultural UFG na noite de ontem (6/2) puderam conferir um repertório que uniu as músicas mediterrânicas ao choro brasileiro, em um concerto que fez parecer que a distância entre a Áustria e o Brasil eram de apenas alguns quarteirões.

O pianista brasileiro Vitor Arantes e o músico espanhol Oscar Antolí, radicado na Áustria, apresentaram o que há de melhor no jazz, com composições autorais que cativaram o público.

Acesse aqui as fotos do evento.

Jazz

Conexão Brasil-Áustria: Vitor Arantes e Oscar Antolí consolidam parceria entre os dois países por meio da UFG

O Centro Cultural UFG ficou lotado para receber os músicos neste primeiro show de uma série de apresentações que irão realizar em Goiânia e São Paulo. Com muita alegria e descontração, eles apresentaram composições originais, recentes e de álbuns antigos, com muita técnica e leveza – um repertório de composições e improvisações baseado na combinação entre MPB, música mediterrânea e a linguagem do jazz.

O evento foi o terceiro de uma série de atividades que a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) têm desenvolvido com a Embaixada da Áustria. Judith Schildberger, ministra conselheira da Embaixada da Áustria, ressaltou a profícua parceria que tem sido realizada entre as duas instituições.

"Estamos abertos para seguir realizando novas parcerias, não só na área cultural, mas também em várias frentes. Esperamos que seja um momento agradável e de consolidação do nosso trabalho conjunto", considerou.

Esta é a terceira produção resultante da colaboração entre a UFG e o país europeu. Em 2022, foi realizado o "The International Jazz Express to Brazil", projeto de música itinerante em parceria com as embaixadas da Áustria, de Barbados e da Coreia do Sul. No ano seguinte, a cooperação se concretizou com a exposição "Modernismo Vienense na Arquitetura e seu Impacto no Brasil".

Jazz

Centro Cultural UFG ficou lotado para o concerto que uniu MPB, música mediterrânea e a linguagem do jazz

Músicos

O trabalho de Oscar Antolí orbita entre esses dois universos, escrevendo e interpretando composições inspiradas nas diversas tradições musicais do Mediterrâneo. Com os seus dois álbuns – Peninsulas (2019) e Isthmus (2022) –, ele explora as penínsulas Ibéricas, Balcânicas e Anatólias, ligando estes mundos sonoros por meio de pontes musicais terrestres.

Oscar Antolí é um músico baseado na Áustria, formado em Jazz e Música Moderna pela Esmuc (Barcelona, na Espanha) e em Música Turca pela Codarts (Rotterdam, na Holanda).

Pianista, compositor e arranjador, Vitor Arantes foi vencedor do concurso Novos Talentos do Jazz em 2017, Prêmio Revelação em 2018 no POA Jazz Festival e primeiro lugar no Concurso de Piano Guiomar Novaes em 2021, na categoria Piano Popular.

Arantes teve sua formação na ULM, atual Emesp. Tocou na Orquestra Jovem Tom Jobim e entre shows, produções e gravações já trabalhou com Maria Gadu, Liniker, Emicida, Xênia França, Ivan Lins, Edu Ribeiro, Chico Pinheiro, Letieres Leite, Proveta, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, entre outros.

Categorias: Arte e Cultura SRI