Marketing digital

Evento discute Inteligência Artificial no contexto do Marketing

Em 29/02/24 14:21. Atualizada em 29/02/24 14:22.

Convidado do Admkt Talks explorou as relações entre IA, branding e estratégias contemporâneas de sucesso no mercado publicitário

Ricardo Lima

As tendências do marketing contemporâneo, sobretudo no contexto das novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), foram o tema do último Admkt Talks, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No evento, realizado no último dia dia 20 de fevereiro, o gerente de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Ivan Lucas de Paula, falou sobre o cenário digital, abordando suas implicações para branding e estratégias de marketing.

"O cenário atual exige mais do que a prática de funções tradicionais, como a do publicitário e a do profissional de marketing", destacou. Ivan Lucas abordou também a discussão sobre a não sobrevivência de algumas funções em razão das novas IAs generativas.

Ao discutir o papel da IA, ele enfatizou a importância do branding na construção de marcas autênticas. "As pessoas buscam razão lógica, mas tomam decisões emocionais", disse. Explorando a história do branding e o desafio de construir marcas a partir das embalagens, Ivan Lucas ressaltou a necessidade de criar pontos de contato emocionais, fortalecer canais de comunicação e focar em atributos que falem diretamente para nichos específicos.

Transformação digital
O palestrante compartilhou uma visão otimista sobre a transformação digital. Ele salientou a importância de aprender e aplicar a IA, comparando-a ao curso de digitação no surgimento da internet brasileira ou ao curso de datilografia em um passado mais distante. Em sua opinião, o marketing digital pode hoje ter a contribuição da IA em quase qualquer aspecto.

Ivan Lucas ainda deixou clara a importância de digitalizar e distribuir na internet produtos do marketing. "Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio irá ficar sem negócio", pontou, parafraseando Bill Gates. Ele incentivou a compreensão profunda do comportamento humano, ressaltando que clientes não são apenas potenciais compradores, mas indivíduos com desejos, ânsias e emoções.

* Foto de capa: mrmohock/Shutterstock.

Categorias: Tecnologia Face