Propriedade intelectual

Plataforma licenciada pela UFG e Funape é lançada em Minas Gerais

Em 29/02/24 14:48. Atualizada em 29/02/24 14:54.

Versão da PITT atenderá a Núcleos de Inovação Tecnológica de pelo menos sete instituições mineiras

William Correia

Uma versão licenciada e customizada da Plataforma de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PITT), desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), foi lançada em Minas Gerais no último dia 21 de fevereiro. A ação fez parte da programação do I Nit Week, encontro dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) locais, realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte.

A ferramenta, que recebeu a denominação de plataforma Agiminas – em referência à Agência de Inovação Mineira –, auxiliará na integração do trabalho de sete NITs de instituições vinculadas ao governo mineiro que serão usuárias do sistema.

São elas: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Pitt

Servidor Luiz Fernando Gonçalves representou a UFG no lançamento da Agiminas (Foto: Arquivo pessoal)

Transformação digital

Em atividade há dois anos, a PITT foi planejada pela equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG para promover a transformação digital na gestão dos processos de registro da propriedade intelectual (PI) e transferência de tecnologia (TT). A iniciativa teve apoio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG) e constitui uma das primeiras experiências da Funape no financiamento de projetos que aliam a resolução de problemas da Universidade ao potencial de comercialização e retorno financeiro.

O sucesso do sistema levou à obtenção de registro de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), seguida da conquista do primeiro contrato de transferência de tecnologia referente ao que viria a se tornar a plataforma Agiminas, ainda em 2022.

O licenciamento para uso oneroso e não exclusivo foi concedido à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), contando ainda com a realização de serviços de customização de interfaces, hospedagem e suporte técnico de manutenção.

Em 2022, seu primeiro ano de funcionamento, a PITT levou o prêmio de melhor trabalho apresentado no “Conte-me algo que não sei – ICTs”, do XVI Encontro Nacional da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Já no ano passado, ficou com o terceiro lugar do Prêmio das Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio, promovido durante o 6º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, devido ao uso da plataforma pela Funape e às melhorias e resultados gerados por sua adoção.

Compareceu ao lançamento da Agiminas, representando a UFG, o servidor Luiz Fernando Gonçalves, que atua no Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (SPITT), ligado à Agência UFG de Inovação. Para conhecer a plataforma Agiminas, basta acessar agiminas.com.br. Para saber um pouco mais sobre a PITT, visite o site pitt.prpi.ufg.br.

Fonte: PRPI

Categorias: propriedade intelectual Institucional PRPI