Mosquito dengue

UFG estuda inseticida a base de fungos para combater Aedes aegypti

Em 05/03/24 13:50. Atualizada em 05/03/24 13:51.

Pesquisa do Iptsp apresenta resultados promissores para o controle do mosquito

Texto: Marina Sousa
Fotos: Juscelino Rodrigues

O Brasil acaba de registrar mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Goiás, segundo o boletim do último dia 28 de fevereiro da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 114 municípios estão em situação de emergência e já foram registradas 31 mortes e mais de 37 mil casos confirmados.

Diante desse grande desafio de saúde pública, a comunidade científica intensifica seus esforços. Um exemplo é a pesquisa conduzida pelo Laboratório de Patologia de Invertebrados (LPI) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O foco da investigação é o uso inovador de fungos entomopatogênicos (que atacam e matam insetos) como estratégia para o controle do mosquito vetor Aedes aegypti.

Liderado pelo professor do Iptsp, Wolf Christian Luz, o grupo desenvolveu uma formulação granular do fungo Metarhizium humberi IP 46 para infectar fêmeas grávidas de Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, Zika e Chikungunya.

No experimento, a formulação foi colocada em um dispositivo plástico dividido em dois compartimentos: um inferior, fechado, com um reservatório de água; e um superior, aberto, com a base coberta com um gel continuamente hidratado e a formulação fúngica fixada na borda lateral, sobre um substrato de plástico preto. O substrato foi escolhido por ser durável, robusto e atrativo para as fêmeas grávidas de A. aegypti, que deposita seus ovos em superfícies escuras e ásperas.