Prêmio Confap

Editor do Jornal UFG fica em segundo lugar no Prêmio Confap

Em 18/03/24 07:54. Atualizada em 18/03/24 07:58.

Jornalista Luiz Felipe Fernandes concorreu com trabalho de divulgação científica realizado na Secom UFG

Da Redação

O editor-chefe do Jornal UFG, Luiz Felipe Fernandes Neves, ficou em segundo lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – "Johanna Döbereiner", na categoria Profissional de Comunicação. A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (13/03), no Sesi Lab, em Brasília.

O jornalista, que atua na Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom/UFG) desde 2015, havia sido indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) na etapa estadual do prêmio. Também foram indicadas as pesquisadoras Gabriela Rodrigues Mendes Duarte (UFG), que obteve a segunda colocação na categoria Pesquisador Inovador, e Ivoni Richter Reimer (PUC Goiás), que ficou em terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque em Ciências Humanas.

Esta foi a terceira edição do Prêmio, que é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A premiação é concedida a pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o bem-estar da população. Além disso, reconhece a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

Prêmio Confap

Jornalista da Secom/UFG recebe prêmio em cerimônia realizada no Sesi Lab, em Brasília (Foto: Confap)

Divulgação científica

Luiz Felipe destaca a importância do Prêmio em reconhecer o papel da comunicação na atividade científica. "O jornalismo científico tem um papel fundamental na popularização do conhecimento científico e na educação científica, na medida em que leva a ciência para além dos laboratórios e das instituições".

Para a escolha dos vencedores da categoria Profissional de Comunicação, a comissão julgadora levou em consideração a produção jornalística do candidato e o trabalho em prol da divulgação científica. Foram inscritas diversas matérias de autoria do jornalista e publicadas no Jornal UFG, a exemplo da série Alerta no Campo e a reportagem especial Vacinação: entre a ciência e as fake news.

Além da produção jornalística, a candidatura destacou a atuação de Luiz Felipe como pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e a produção científica decorrente do doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, o sentimento é de orgulho e realização por ter três profissionais de Goiás homenageados em um prêmio nacional de tanto prestígio. "Esse resultado mostra como Goiás está no caminho certo, valorizando a ciência, a inovação e a divulgação científica no estado".

Categorias: Reconhecimento Institucional Secom