Plantão psicológico

Plantão do curso de Psicologia oferece acolhimento gratuito à comunidade

Em 28/03/24 14:24. Atualizada em 28/03/24 14:25.

Projeto de extensão atende casos emergenciais, sem necessidade de agendamento

Eduardo Bandeira

Prestar atendimento para tratar questões urgentes de modo breve e focal. Esse é o principal objetivo do Plantão Psicológico, projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa, sob a coordenação das professoras Leda Mendes e Celana Cardoso, foi inaugurada em 2023 e oferece auxílio psicológico gratuito à comunidade geral e acadêmica por meio de plantonistas do curso.

Leda conta que se envolveu no programa após ser aprovada no concurso para professora na UFG, em 2022. "Já existia o desejo de que houvesse um dispositivo de atendimento emergencial ambulatorial, mas até então não havia condições de operacionalizá-lo. Assim, junto à professora Celana, fomos capazes de organizar um projeto que atendesse essa demanda".

O plantão psicológico é um serviço de atendimento em regime de urgência, de caráter breve, geralmente centrado em uma questão imediata da vida da pessoa, um sofrimento que precisa de cuidado. Esse modelo se diferencia da psicoterapia, pois não assegura a continuidade do processo terapêutico, tendo como principal prioridade uma questão que esteja sendo foco de sofrimento psicológico para o indivíduo.

Para acessar o serviço não é preciso agendamento prévio. Basta ir até o Centro de Psicologia da UFG, na Faculdade de Educação (Rua 235, nº 575, Setor Leste Universitário), às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quanto às sessões, são quatro encontros com a mesma pessoa, mas os atendimentos podem continuar dependendo da urgência do paciente. Após o ciclo, há a avaliação da necessidade de psicoterapia contínua. O atendimento é destinado apenas a pessoas com mais de 18 anos, e a duração de cada assistência terapêutica é de 50 minutos.

Plantão psicológico

Voluntários do Plantão Psicológico da UFG; estudantes são acompanhados por profissionais (Fotos: Arquivo pessoal)

Acompanhamento

O acompanhamento dos estudantes voluntários que realizam o atendimento psicológico é feito por psicoterapeutas e pelas coordenadoras, por meio de reuniões, discussões de caso e planejamento de ações.

"Atualmente, temos uma equipe de supervisores que já são profissionais da psicologia, e eles prestam suporte teórico, ajudam na supervisão dos casos clínicos e mantêm um feedback constante, uma linha direta entre o plantonista e o supervisor para assegurar que o atendimento ao paciente seja o mais qualificado possível", explica Leda.

Os encontros de supervisão ocorrem semanalmente, de modo presencial ou on-line. Em geral, são dois estudantes para cada supervisor, com discussões sobre os casos clínicos. Thalles Dourado, plantonista do projeto, explica que foi realizada uma seleção, via formulário virtual, com um questionário de atribuições e interesses ofertado aos discentes do curso de Psicologia que estivessem cursando a partir do oitavo semestre.

O estudante compartilha sua satisfação pela oportunidade de fazer parte do projeto. "Sempre tive interesse por experiências práticas de caráter emergencial, e quando soube da oportunidade de atuar no Plantão Psicológico abracei com toda força. Está sendo uma experiência única e muito gratificante", afirma.

O plantão, segundo o estudante, também é espaço de aprendizado. "Para os discentes, o Plantão Psicológico surge como mais uma oportunidade de aprendizagem prática ao longo do curso, mais condizente com a realidade social brasileira, visto sua gratuidade e divulgação em meios de comunicação mais próximos à comunidade, como hospitais, Caps e demais entidades públicas e de educação. Logo, o projeto está sendo de grande proveito para a ampliação do escopo teórico-prático dos fenômenos psicológicos".

Plantão psicológico

Atendimentos são feitos no Centro de Psicologia, no Setor Leste Universitário, sem necessidade de agendamento

Saúde mental

Segundo Leda, iniciativas como essa têm grande importância, pois ampliam o acesso a processos psicoterapêuticos e de cuidado em saúde mental, que em geral ainda são bastante elitizados. Além disso, o plantão é a porta de entrada para que a pessoa continue o cuidado e, posteriormente, procure psicoterapia.

O acompanhamento psicológico possibilita maior desenvolvimento de uma saúde psíquica a partir do momento em que o suporte prestado ao sujeito, em seu momento de maior vulnerabilidade, amplia e elucida processos vivenciais e possibilita a percepção de outras possibilidades, modos de ser e estar no mundo, modos estes que tragam maior conforto, saúde e dignidade ao sujeito.

Plantão Psicológico
Local: Centro de de Psicologia da UFG.
Endereço: Rua 235, nº 575, Setor Leste Universitário, Goiânia.
Horário: segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Categorias: saúde mental Institucional FE Notícia 6