Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Goiânia calor

CEMPA-Cerrado alerta para escassez de chuva e altas temperaturas em GO

Em 10/05/24 15:20. Atualizada em 10/05/24 15:51.

Alguns municípios podem registrar mais de 37º C; período mais crítico será entre 10 e 15 de maio

Da Redação, com informações do CEMPA-Cerrado

O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) divulgou um alerta com previsões climáticas para a primeira quinzena de maio em Goiás. Segundo o documento, depois de quase dez dias com registros de escassez na precipitação no estado de Goiás devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios da troposfera, a previsão indica a permanência e intensificação dessa situação durante ao menos toda a primeira quinzena do mês de maio.

O CEMPA-Cerrado é vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem sua gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o governo do Estado de Goiás, por meio de acordos bilaterais.

O sistema de alta pressão, denominado também de bloqueio atmosférico e principal responsável pela situação extrema atual nas condições de tempo observadas em Goiás, está estreitamente relacionado com a presença de uma onda de calor oceânica localizada na superfície do Pacífico Sul, perto da Nova Zelândia, e em menor medida com o evento El Niño-Oscilação do Sul (Enos), atualmente na sua fase positiva.

Anomalias nas temperaturas da superfície do mar têm sido cada vez mais numerosas e frequentes, provocando mudanças significativas nos padrões atmosféricos tipicamente observados.

A alta pressão sobre o centro/leste do Brasil atua inibindo a formação de nuvens e impedindo o avanço dos sistemas meteorológicos que poderiam provocar as chuvas sobre a região. O "bloqueio" é, em parte, responsável também pela persistência das chuvas no sul do País, situação que vem causando nos últimos dias um dos maiores desastres ambientais no estado do Rio Grande do Sul.

Altas temperaturas

A previsão de tempo obtida e analisada no âmbito do CEMPA-Cerrado indica o aumento gradual das temperaturas em todas as regiões de Goiás nos próximos dias, com destaque para Sudoeste, Oeste e Noroeste do estado. Deverá predominar o tempo estável, sem chuvas nem tempestades, em todo o estado.

Pode ser registrada a ocorrência de chuva fraca isolada em áreas específicas, devido aos impactos das condições locais associadas com umidade, relevo e características da superfície.

As temperaturas máximas poderão alcançar valores acima de 37º Celsius em alguns municípios, sendo o período mais crítico o compreendido entre os dias 10 e 15 de maio.

Os valores médios históricos de temperatura máxima para Goiás no mês de maio oscilam entre 28º Celsius (no entorno do DF) e 35º Celsius (região Oeste), de acordo com o Inmet Clima. Portanto, é possível que algumas áreas das diferentes regiões do estado experimentem ondas de calor.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define onda de calor como cinco ou mais dias consecutivos durante os quais a temperatura máxima diária ultrapassa a temperatura máxima média mensal em 5º Celsius ou mais.

Umidade

A umidade relativa do ar, com valores críticos sendo registrados atualmente durante a tarde, poderá diminuir ainda mais, alcançando valores abaixo de 30% em algumas regiões. A previsão indica que a umidade relativa do ar mínima média no estado pode ficar entre 28% e 38% durante as tardes, coincidindo com o momento de maiores valores registrados de temperatura do ar.

Portanto, ratifica-se a importância de evitar exercícios físicos ou outras atividades ao ar livre neste período, manter-se hidratado bebendo líquidos em intervalos regulares, usar roupas claras e leves e usar protetor solar.

 

* Foto de capa: Erich Sacco (Getty Images/iStockphoto)

Fonte: CEMPA-Cerrado

Categorias: meteorologia Ciências Naturais Cempa-Cerrado Notícia 6