Pé chato

HC-UFG constata eficácia do tratamento do “pé chato” com material de baixo custo

Em 20/05/24 16:31. Atualizada em 21/05/24 14:54.

Artigo publicado em revista científica internacional descreve o sucesso da técnica

Da Redação, com informações de Luna Normand

Uma pesquisa sobre o pé plano flexível, popularmente chamado de "pé chato", desenvolvida na Unidade de Traumato-Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goias (HC-UFG), é destaque na revista cientifica Journal of Foot & Ankle, referência na área da cirurgia do pé e tornozelo. O trabalho demonstrou que o uso de material alternativo de baixo custo possui resultados semelhantes à técnica tradicional.

"Pé chato" ou pé plano flexível é uma condição em que o arco do pé é mais baixo do que o normal. Isso não causa problemas significativos, entretanto, em algumas pessoas, pode levar a sintomas como dor nos pés, tornozelos, joelhos ou até mesmo nas costas, especialmente após longos períodos em pé ou caminhando. O tratamento pode incluir sapatos especiais, palmilhas ortopédicas, exercícios de fortalecimento ou, em casos raros, cirurgia para reconstruir o arco do pé.

"A artrorrise é uma das técnicas cirúrgicas usadas no tratamento do pé plano, com bons resultados e baixo risco", explica o chefe da Unidade de Traumato-Ortopedia do HC-UFG e primeiro autor do estudo, o ortopedista Jefferson Soares Martins. Ele afirma que se trata de uma alternativa minimamente invasiva, porém os implantes convencionais apresentam alto custo.