Acolhimento

Cátedra Sérgio Vieira de Mello oferece atendimento psicológico para imigrantes e refugiados

Em 10/06/24 15:10. Atualizada em 10/06/24 15:11.

Atendimento gratuito é feito por duas psicólogas voluntárias

Da Redação, com informações da CSVM/UFG

No cenário global atual, onde mais de 114 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar, segundo dados de 2023 da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a preocupação com a saúde mental dos migrantes se torna urgente. Mais do que estatísticas alarmantes, esses números ressaltam a necessidade de políticas e serviços de assistência voltados para o resgate da identidade e do bem-estar psicológico dessas pessoas.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da Universidade Federal de Goiás (UFG) reconhece essa demanda e conta com duas psicólogas voluntárias, Pâmela Oliveira e Silva Costa, para oferecer o apoio psicológico necessário aos migrantes. Conscientes da escassez de recursos disponíveis para esse público, Pâmela e Silva se propuseram a preencher essa lacuna, reconhecendo não só a diversidade de contextos, culturas e línguas, mas também algumas questões que podem ser características da própria migração.

Um exemplo é a síndrome de Ulisses, identificada pelo psiquiatra Joseba Achotegui, que se caracteriza por estresse crônico e múltiplo exclusivos do processo de migração. Os sintomas evidenciam a necessidade de uma abordagem holística na assistência aos migrantes, enfatizando a importância do apoio psicológico especializado.

Singularidade

As profissionais enfatizam a importância de considerar a singularidade de cada indivíduo em seu contexto atual, respeitando suas referências culturais e adaptando as estratégias de atendimento conforme necessário. Essa abordagem não só acolhe, mas também capacita os migrantes em seu processo de reconstrução de vida.

A iniciativa da CSVM em oferecer atendimento psicológico gratuito e individualizado, bem como encontros comunitários, é essencial para estabelecer um vínculo de confiança e garantir acesso a serviços de saúde mental. A atuação da Cátedra, aliada ao apoio da comunidade, desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar dos migrantes. Diante dos desafios enfrentados, como a barreira linguística e a falta de apoio institucional, iniciativas como essa assumem um papel vital na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

As pessoas que se encontram nessas condições e que necessitam de assistência psicológica podem contatar as psicólogas por e-mail, utilizando os endereços pamela.pnoliveira@hotmail.com e silvinhacmoraes@gmail.com.

Fonte: CSVM

Categorias: Acolhimento Institucional CSVM Notícia 5