Passarinhar

Projeto Óia Passarinhar é premiado em Seminário de Turismo

Em 02/07/24 15:40. Atualizada em 02/07/24 15:42.

Grupo que promove a educação ambiental por meio do turismo de observação de aves recebeu duas honrarias em evento em Formosa

Da Redação

O Projeto Óia Passarinhar, do Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi agraciado com dois prêmios Trade Tur Goiás 2024, durante o Seminário de Turismo – 2° Encontro Regional de Governança, que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, em Formosa (GO). O encontro debateu as atividades de turismo nas regiões de Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Encantos do Planalto Central, englobando a região Nordeste do estado até o Entorno do DF.

O grupo, representado pelo seu coordenador, professor Arthur Bispo, e o guia de turismo de observação de aves, Marcelo Lisita, foram reconhecidos pelo seu trabalho de excelência na área do turismo ambiental.

O projeto de extensão da UFG desenvolve, há dez anos, uma gama de atividades que contam, além da formação profissional dos estudantes envolvidos no projeto de pesquisa científica, com a educação e a capacitação de agentes que promovem a conservação do meio ambiente.

O secretário de Turismo de Guarani de Goiás, Toquinho Moreira, um dos organizadores do evento, juntamente com o empresário e presidente do Fórum Estadual de Turismo, Bruno Queiroz, afirmou que o prêmio foi entregue ao Óia Passarinhar "pelo maravilhoso trabalho desenvolvido em nossas regiões turísticas". Para ele, o projeto fornece dados importantes que permitem um melhor conhecimento do potencial turístico dos municípios. "E nos ajudam a construir narrativas para, assim, nos posicionar nessa modalidade do turismo".

Moreira elogiou o trabalho dedicado do Óia. "Além do conhecimento e experiência que eles têm, ainda existe o amor pelo que se faz, e a dedicação. Acredito muito no trabalho do Óia Passarinhar; eles são pesquisadores com referência nacional", afirmou, acrescentando que os dados apurados pelo grupo têm ajudado a "conceituar e estruturar" projetos.

O Seminário de Turismo, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas, teve apoio do governo estadual e reuniu empresários, gestores estaduais e municipais – como prefeitos e secretários de Turismo de diversos municípios –, além de representantes de entidades, como o Sebrae, e órgãos, como o Ministério do Turismo, além de autoridades políticas, para debater estratégias de fomento do setor e oferecer palestras de capacitação.

Passarinhar

Arthur Bispo e Marcelo Lisita, do Óia Passarinhar, foram premiados no Trade Tur Goiás 2024 (Foto: Divulgação)

Crescimento

O coordenador Arthur Bispo destaca que o Óia está crescendo e ampliando sua atuação, e tem uma forma diferenciada e plural de trabalho. "Esse é um projeto coletivo, que une a universidade e a sociedade", afirma, lembrando que, além dos alunos de graduação e pós-graduação, o grupo se relaciona com o público em geral em diversas ações e reúne, hoje, 210 membros filiados em várias regiões do estado.

Segundo Arthur Bispo, que também foi um dos palestrantes convidados do evento, o Óia atua não só nas atividades de observação de aves, mas na capacitação dos filiados em eventos, cursos e oficinas, como também na divulgação e comunicação do conhecimento científico, envolvendo as pessoas interessadas no passarinhar – como o birdwatching é chamado no Brasil – na participação em encontros, eventos e feiras com estande, divulgando a observação de aves.

"Participamos e divulgamos nosso trabalho, no mês de maio, no Avistar 2024, o maior evento que reúne observadores de aves no Brasil, que reuniu 12 mil pessoas em São Paulo", exemplifica o coordenador. "Já formamos cerca de 350 pessoas especializadas nesta atividade", afirma.

O coordenador lembra que o Óia Passarinhar busca sempre imprimir a marca da democratização da ciência em suas ações. "Estimulamos a produção de conhecimento, o fortalecimento da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã, e a disseminação dos dados em plataformas colaborativas, como o eBird, Wikiaves, Xenocanto e outras", assinala.

Categorias: Reconhecimento Ciências Naturais Núcleo Takinahaky