Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Mamografia contrastada HC

HC-UFG desenvolve estudos científicos em diversas linhas de pesquisa

Em 09/07/24 13:53. Atualizada em 10/07/24 16:47.

No Dia da Ciência e do Pesquisador Científico, entenda a importância dos hospitais universitários federais

 

HC

Serviço de Neurocirurgia do HC-UFG realiza cirurgia inédita em paciente com diagnóstico de epilepsia focal visual (Foto: Thalízia Cruvinel)

 

Da Redação, com informações do HC-UFG

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, comemorado em 8 de julho, conheça a relevância do HC-UFG e da Rede Ebserh na área da ciência.

As pesquisas em execução no HC-UFG são realizadas desde a iniciação científica e tecnológica, passando pela graduação, especialização, mestrado e doutorado. São desenvolvidas pesquisas qualitativas e quantitativas, biomédicas, clínicas e epidemiológicas, em sintonia com diversos programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), com média de 150 novos projetos de pesquisa registrados anualmente, além de projetos de extensão, de ensino e de desenvolvimento institucional.

O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica do HC-UFG, Everton Wirbitzki da Silveira, destaca que a iniciação científica e tecnológica no ambiente hospitalar é de extrema importância, "uma vez que, para os estudantes de graduação interessados em prosseguir para uma carreira na área da saúde, a iniciação científica e tecnológica proporciona uma oportunidade valiosa para adquirirem habilidades de pesquisa e conhecimento específico em um ambiente prático, a ambientação para uma colaboração interdisciplinar e, naturalmente, a contribuição para o conhecimento científico".

O HC-UFG conta com a Unidade de Pesquisa Clínica, com atuação multidisciplinar e multiprofissional, que promove o desenvolvimento e a integração da pesquisa clínica no âmbito da instituição, atuando como facilitador das pesquisas clínicas e estabelecendo diretrizes e políticas relativas à realização da pesquisa clínica na instituição. A pesquisa clínica é uma importante área da ciência médica que se dedica a estudar a eficácia e a segurança de novos tratamentos e procedimentos médicos em seres humanos.

Uma parcela dessas pesquisas clínicas possui patrocínio da indústria farmacêutica. Assim, essas empresas desenvolvem pesquisas em vários centros de pesquisa no mundo, incluindo o HC-UFG, e fazem visitas periodicamente para avaliar as instalações, a equipe de pesquisadores e o andamento dos trabalhos, já que financiam estas pesquisas.

"A aprovação da nossa unidade e a confiança que eles demonstraram na equipe de pesquisadores reflete o papel crucial da pesquisa científica e inovação realizadas no hospital, que impulsiona a geração de conhecimento e contribui para o avanço da ciência", esclarece Everton Wirbitzki da Silveira. Segundo ele, o Centro de Pesquisas Clínicas do HC-UFG é um centro de qualidade, referência dentro da rede Ebserh.

Em 2023, no HC-UFG, houve aumento de cerca de 30% no cadastro de projetos ao considerar a média histórica (2019-2022) e aumento de 107% no quantitativo de pesquisas clínicas, ao considerar o ano anterior.

 

Leia também: HC-UFG realiza cirurgia inédita para tratamento de epilepsia focal visual

 

HC

Equipamento possibilita criar um desenho tridimensional do coração e visualizar o circuito sanguíneo da arritmia (Foto: Divulgação)

 

Pesquisas na Rede Ebserh

As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Ebserh. Os HUFs são hospitais-escola – instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) –, mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, além de desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.

Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde. Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.

Vale destacar que o processo seletivo das bolsas dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC e PIT) da Rede Ebserh está com inscrições abertas até o próximo dia 19 de julho. A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.

Fonte: HC-UFG

Categorias: Saúde HC-UFG Notícia 4