Lápis

Pesquisadores debatem sobre impacto da violência na educação

Em 26/07/24 13:36. Atualizada em 26/07/24 13:37.

Publicado no Journal of Adolescent Health, texto relaciona a violência urbana aos casos de fechamento de escolas

Da Redação

O professor da Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Claudio Lira, com a participação do pesquisador Bráulio Evangelista de Lima, e da professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marília Santos Andrade, e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Rodrigo Luiz Vancini, discute sobre o impacto dos episódios de violência urbana, especialmente aqueles localizados no Rio de Janeiro (RJ), na educação formal de crianças e adolescentes. O texto foi publicado no Journal of Adolescent Health.

O texto levanta dados sobre o número de escolas fechadas devido à violência urbana no Rio de Janeiro.  “Em 2022 e 2023, cerca de 405 e 500 escolas tiveram pelo menos um dia letivo perdido, respectivamente. São dados preocupantes. Certamente, o impacto dessa violência na educação dos jovens é grande, dado que episódios diários de violência urbana, mesmo de menor magnitude, estão associados a impactos negativos importantes nos alunos, como menor desempenho escolar, menos anos de escolaridade e menor probabilidade de conclusão da educação obrigatória”, afirmam os autores.

Segundo o professor da UFG, Claudio Lira, “apesar do manuscrito ter como foco o Rio de Janeiro, fazemos um arrazoado de que outras cidades podem ter situações similares, pois episódios de violência são recorrentes”, afirma. No texto publicado, os autores ressaltam a importância das “políticas públicas de longo prazo para combater a violência urbana no Brasil”

Fonte: Secom-UFG

Categorias: sociedade Feed Notícia 5