Pesquisa avalia indicadores socioambientais dos sistemas de drenagem

Em 19/08/24 15:05. Atualizada em 19/08/24 15:06.

Conjunto de indicadores pode ser aplicado na análise de risco e vulnerabilidade a inundações

Eduardo Bandeira
Luiz Felipe Fernandes

A falta de planejamento urbano nas cidades pode causar grandes impactos sociais, econômicos e ambientais. A urbanização intensificada pode, por exemplo, comprometer os sistemas tradicionais de drenagem, provocando inundações. Para auxiliar na escolha do sistema de drenagem mais adequado, uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) identificou indicadores socioambientais que podem ser aplicados em uma escala de bacia ou sub-bacia urbana, permitindo avaliações no processo de tomada de decisão.

Com base em uma revisão sistemática de literatura, em conjunto com uma análise bibliométrica, a pesquisadora Layara de Paula Sousa Santos encontrou 107 indicadores socioambientais que podem ser utilizados como instrumento de planejamento dos sistemas de drenagem urbana. Nos estudos considerados na revisão sistemática, a dimensão ambiental foi a mais frequente, representando 53,3% dos indicadores.

A pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCIAMB), com orientação do professor Klebber Formiga, consolidou um conjunto de indicadores que pode ser aplicado para análise de risco e vulnerabilidade a inundações, visto que engloba questões sociais, saúde e meio ambiente, visando o bem-estar da cidade.

Os resultados demonstram que características ambientais locais, como tipo de solo, perfil do solo, topografia, declividade da bacia hidrográfica, distância de corpos d’água, condições climáticas, vegetação ciliar e gestão de resíduos estão relacionados à suscetibilidade a inundações.

Vulnerabilidade

Em um segundo momento, o estudo buscou correlacionar o conceito de vulnerabilidade por meio de indicadores socioambientais ao sistema de drenagem urbana de Goiás. Os resultados revelam que setores com melhores sistemas de drenagem (maiores proporções de domicílios com bueiro/boca de lobo e meio fio/guia) tendem a apresentar maiores indicadores de qualidade social e infraestrutural e menores valores de fragilidade ambiental.

Porém, a pesquisadora esclarece que essas análises não são as únicas formas de chegar a essas conclusões, e que, dependendo da pesquisa utilizada, novas experiências podem ser constatadas. "Outras formas de avaliações que podem ser utilizadas são: consideração de indicadores que permitam avaliar as condições dos sistemas e priorização de políticas públicas, ao invés de considerar a simples existência de redes e a ocorrência de alagamentos ou inundações", explica Layara.

Acesse aqui a tese "Indicadores socioambientais para avaliação de sistemas de drenagem urbana".

Categorias: Urbanismo Ciências Naturais ICB