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Universidade Federal de Goiás
Projeto Herbário

Projeto alia arte e botânica

Em 28/08/24 15:23. Atualizada em 28/08/24 15:28.

Grupo faz pinturas de plantas, reunindo saberes acadêmicos e populares

Ricardo Lima

Oriundo de um grupo de desenhistas, o Projeto Herbário da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove o encontro do saber acadêmico com os saberes populares. A ideia surgiu na época da pandemia de covid-19, quando um grupo de entusiastas da pintura começou a representar plantas medicinais com aquarela.

Com o tempo, a iniciativa cresceu e se expandiu. A professora Gradisca Werneck, da Coordenação de Extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG, enfatiza a importância dessa transição. "Transformamos o projeto em extensão para pesquisar e avaliar as propriedades das plantas", explica.

A partir de espécies de plantas encontradas no Cerrado, são realizadas atividades de pesquisa bibliográfica, divulgação científica, compilação de informações acerca de saberes populares relacionados a elas e estímulo à busca ativa de exemplares das espécies no meio onde vivem os participantes.

A partir daí são feitos registros fotográficos, estudos das características das plantas, elaboração de representações gráficas e desenvolvimento de tutoriais para estudo e desenho das plantas. O projeto também organiza oficinas para estudo, interpretação e representação botânica, e exposição das interpretações realizadas e do material teórico produzido.

A participação da comunidade externa é um aspecto fundamental do projeto. "Temos pessoas de vários estados do Brasil que fazem desenhos e enviam fotos", destaca Gradisca. Por meio das redes sociais, o projeto também promove um intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre plantas.

 

Leia também: Livro relaciona saberes populares e científicos sobre a flora do Cerrado

 

Projeto Herbário

Imagem das flores da canela-de-ema (Vellozia squamata) (à esq.) inspira desenhos de participantes do projeto (à dir.) (Foto: Divulgação)

 

Resultados

Os resultados do projeto têm sido positivos. Gradisca observa que a atividade tem um impacto inesperado na concentração e atenção das pessoas. "Elas observam as plantas, o formato, as cores, e as percebem no dia a dia", afirma a professora.

Ela destaca que a atividade de pintura, por meio da técnica de aquarela, e a observação das plantas contribuem para uma maior apreciação e consciência ambiental, especialmente entre crianças.

O projeto continua aberto à participação de novos integrantes, sejam grupos escolares ou individuais. A interação pelas redes sociais, por meio do perfil no Instagram @projetoherbario, permite a integração de novos participantes, que podem enviar suas interpretações e contribuições para enriquecer o projeto.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Extensão Ciências Naturais Notícia 1