Do laboratório ao mercado: especialista fala sobre ciência e negócios
Hora Lapei convidou professor Bernardo Petriz, que destacou a inovação para o progresso tecnológico
Ricardo Lima
A interseção entre ciência e empreendedorismo foi o tema da palestra "O cientista empreendedor", ministrada pelo professor Bernardo Petriz na última edição do Hora Lapei, na quarta-feira (28/8). A iniciativa é do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (Lapei/UFG).
A partir de sua experiência acadêmica e no mundo dos negócios, Bernardo falou sobre como a inovação científica pode impulsionar o desenvolvimento de startups e contribuir para avanços tecnológicos.
O palestrante destacou a importância das universidades para fomentar a educação empreendedora. "A universidade deve estar preparada para criar um ecossistema empreendedor inovador", ressaltou.
Ele observou que a falta de formação específica em empreendedorismo pode ser um fator limitante, por isso há necessidade de adequação institucional à inovação.
Doutor em Ciências Genômicas e Biotecnologia, Bernardo acrescentou que a pesquisa científica é guiada pela curiosidade e contribui para o avanço do conhecimento e a melhoria na tomada de decisões. "Os desafios da sociedade contemporânea podem ser resolvidos por ciência e inovação", considerou.
Em sua apresentação, ele demonstrou que, apesar dos benefícios econômicos do desenvolvimento tecnológico, o Brasil enfrenta desafios como a baixa integração entre produção científica e indústria, o subaproveitamento de tecnologias avançadas e um ecossistema de startups ainda em desenvolvimento.
Experiência profissional
Cofundador e CEO da empresa Peptidus Biotech, o convidado ofereceu conselhos práticos para empreendedores e pesquisadores. Ele sugeriu aproveitar a formação acadêmica e desenvolver soft skills, tais como habilidades sociais e comunicativas, além das habilidades técnicas.
Destacou também a importância de lidar com pessoas e entender as responsabilidades na gestão de grupos. Além disso, recomendou expor ideias com especialistas e garantir que as ideias resolvam um problema e gerem receita. "A startup leva o produto para o mercado", pontuou. Dessa forma, a pesquisa pode ir além do foco acadêmico.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Empreendedorismo Tecnologia Face