Julio Lemos

Professor da UFG leva música brasileira à Europa

Em 05/09/24 13:42. Atualizada em 05/09/24 13:58.

Julio Lemos apresentará fusão de ritmos brasileiros em violão de sete cordas

Julio Lemos

Professor da UFG, Julio Lemos ensina música instrumental brasileira e coordena projetos de extensão de choro e violão de sete cordas (Foto: Divulgação)

Ricardo Lima

O violonista e compositor Julio Lemos, professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG), embarca em uma turnê europeia para apresentar seu mais recente álbum autoral, intitulado "Julio Lemos Brasil Acústico".

Conhecido por seu trabalho com violão de sete cordas, Julio levará à cena internacional uma fusão de ritmos brasileiros, como samba, bossa nova e choro-jazz, além de interpretações de clássicos de grandes nomes, como Baden Powell e Tom Jobim. A turnê passará por cinco países europeus.

O artista será acompanhado por colegas de destaque: Ricardo Pina é baterista e produtor musical. Bororó Felipe, multi-instrumentista e arranjador com mais de 25 anos de carreira, levará sua versatilidade no contrabaixo acústico e guitarra midi. Wellington Santana, trompetista com experiência em samba e choro, já tocou ao lado de artistas como Lenine e Leila Pinheiro. Adriana Losi, flautista, tem experiência em música de câmara e popular, e já integrou a Orquestra Filarmônica de Goiás.

Julio Lemos é professor da UFG desde 2010, onde se dedica ao ensino da música instrumental brasileira e coordena projetos de extensão voltados ao choro e ao violão de sete cordas. Suas perfomances promovem um intercâmbio cultural que ressalta a formação artística na UFG e contribui para a difusão da música brasileira no exterior.

Concertos

A turnê começará na Itália, com um show solo em Roma no dia 11 de setembro, no Teatro Cantiere. Ainda na Itália, o artista se apresentará em Cremona no dia 18 de setembro, seguida de Bergamo no dia 19, encerrando sua passagem pelo país em Milão, no dia 20 de setembro. No início de outubro, o artista se apresentará no Palazzo Cordera, em Pavia.

Em Zurique, na Suíça, Julio fará um concerto em dupla com Rodrigo Botter Maio, no Zollikerberg Café Am Puls, no dia 13 de setembro. Já na França, o violonista será destaque no Club du Choro de Paris, no dia 23 de setembro.

Na Holanda, ele irá se apresentar no Dizzie Jazz Club, em Rotterdam, no dia 25 de setembro, seguido por uma apresentação em Haia, no Café September, no dia 29 de setembro, e em Amsterdam, no Teatro Munganga, no dia 28 de setembro. A turnê se encerrará na Alemanha, com shows em Ennepetal, Colônia e Düsseldorf entre o fim de setembro e início de outubro.

Confira a programação completa.

Categorias: Turnê Arte e Cultura Emac