Encontro UFG MDA

UFG e MDA promovem intercâmbio entre assentados da Reforma Agrária

Em 09/10/24 12:54. Atualizada em 10/10/24 12:14.

Evento do ProforEXT discutiu sustentabilidade em comunidades rurais, segurança alimentar e inclusão social de agricultores familiares

Encontro UFG MDA

Integrantes de diversas instituições e comunidades rurais brasileiras participaram do evento, realizado em Paranaíba (PI) (Foto: Divulgação)

Elias Roberto de Souza

Foi realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, em Parnaíba (PI), o 1º Encontro de Intercâmbio e Nivelamento Conceitual-Metodológico das experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária para a Agenda 2030 (ProforEXT).

O ProforEXT é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento, que contou com a participação de representantes de diversas instituições e comunidades, promoveu a troca de experiências e o planejamento de ações mais eficazes para a sustentabilidade das comunidades rurais. O encontro reforçou o compromisso com a segurança alimentar e a inclusão social dos agricultores familiares.

"Essa juventude rural que está dentro dos assentamentos da reforma agrária, muitos deles egressos de Escolas Família Agrícola (EFAs), estão agora na ponta, levando e integrando o conhecimento da universidade com os saberes locais e fazendo com que esse conhecimento se dissemine dentro dos assentamentos da reforma agrária, para fazer com que a gente tenha cada vez mais produção de alimentos saudáveis no nosso país", pontuou Fernanda Machiavelli, ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Sobre o ProforEXT

Criado em 2023, o ProforEXT envolve 16 instituições de ensino superior. O projeto tem como objetivo formar extensionistas que atuem como agentes de desenvolvimento rural, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e combater a fome e a insegurança alimentar.

Com um investimento de R$ 10 milhões, o programa atende famílias agrícolas em assentamentos rurais, sendo o maior financiamento do MDA. A expectativa é de que, a partir do próximo ano, com a inclusão do Ministério da Educação (MEC), o ProforEXT se torne uma política pública nacional, consolidando a UFG como um polo de referência em assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar.

Categorias: Extensão Rural Institucional Reitoria Notícia 4