Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Missão China

UFG fortalece laços e amplia parcerias com instituições chinesas

Em 02/12/24 14:32. Atualizada em 09/12/24 14:54.

Delegação de nove pesquisadores visitou seis universidades em três cidades do país asiático

 

Missão China

Delegação da UFG reunida com gestores da Hebei University of Science and Technology, em Shijiazhuang (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Luiz Felipe Fernandes

Em uma iniciativa inédita, a Universidade Federal de Goiás (UFG) enviou uma delegação de nove pesquisadores para a China com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e prospectar novas oportunidades de cooperação em áreas estratégicas, como saúde, agricultura, engenharia e linguística. A missão, que ocorreu entre os dias 14 e 21 de outubro de 2024, visitou seis universidades em três cidades diferentes no norte do país.

A delegação foi liderada pela reitora Angelita Pereira de Lima e organizada pela secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, em colaboração com os professores Francisco Figueiredo e Wang Xu, do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, e a professora Ana Qiao, diretora do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A missão foi composta por pesquisadores da UFG de diversas áreas do conhecimento. Além de Angelita e Rejane, das Faculdades de Informação e Comunicação e de Odontologia, respectivamente, integraram a equipe Arthur Gabriel Caldas Lopes (Escola de Agronomia), Camila Cardoso Caixeta (Faculdade de Enfermagem), Francisco José Quaresma de Figueiredo (Faculdade de Letras/Instituto Confúcio), Gabriela Rodrigues Mendes Duarte e Lucília Kato (Instituto de Química), Sigeo Kitatani Junior (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação) e Solomar Martins Marques (Faculdade de Medicina).

"O fortalecimento das relações com a China é uma das prioridades da nossa gestão. Acreditamos que a aproximação com as instituições chinesas deve compor nossas estratégias de internacionalização, visto que, nas últimas décadas, a China tem se estabelecido como um dos mais importantes parceiros estratégicos do Brasil, desempenhando um papel crucial em diversas áreas, incluindo ciência e tecnologia", afirma a reitora da UFG.

A secretária de Relações Internacionais da UFG lembra que, em 2024, completaram-se 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, 25 anos de relações entre a Província de Hebei e o estado de Goiás, e cinco anos do Instituto Confúcio de Língua, Cultura e Medicina Tradicional Chinesa na UFG.

"Essa relação bilateral fortalece oportunidades de desenvolvimento sustentável e colabora para uma maior inserção global de ambos os países", acrescenta Rejane, que considera que a missão acadêmica da UFG na China representa um passo importante na consolidação da internacionalização da instituição.

 

Leia também: Professores da Universidade Agrícola da China visitam UFG

 

Missão China

Visita foi marcada por uma série de compromissos oficiais para conhecer seis universidades chinesas (Fotos: Arquivo Pessoal)

 

Instituições visitadas

Na China, a delegação da UFG visitou as seguintes universidades: Hebei Normal University, Hebei Medical University, Hebei University of Chinese Medicine, Hebei University of Science and Technology, China Agricultural University (CAU) e Tianjin Foreign Studies University.

Além de reuniões com reitores, professores e pesquisadores, a delegação teve a oportunidade de conhecer a estrutura das universidades chinesas, seus laboratórios e hospitais.

Angelita destaca que a missão também foi importante para conhecer o sistema de educação superior da China. Ela observa que todas universidades visitadas, relativamente novas – algumas com a mesma idade da UFG –, possuem museus como forma de difundir sua história e preservar sua memória. Além disso, contam com estrutura robusta de moradia estudantil.

 

Leia também: UFG renova acordo com Universidade de Hebei e recebe novos professores

 

Missão China

Reitora Angelita Lima destacou semelhanças das universidades chinesas com a UFG, com museus e moradia estudantil (Fotos: Arquivo Pessoal)

 

Histórico da cooperação

As relações entre a UFG e instituições chinesas começou a se estreitar em 2017, com o início das tratativas para a criação de um Instituto Confúcio na Universidade. Um dos encontros foi a Missão de Educadores Brasil-China 2017, em maio daquele ano. Na ocasião, o então reitor Orlando Amaral assinou um memorando de entendimentos entre a Universidade de Hebei e a UFG.

O documento estabeleceu a intenção de promover atividades de cooperação entre professores e estudantes nas áreas de medicina tradicional chinesa, medicina ocidental e outras áreas da saúde.

Em maio de 2017, a UFG recebeu a diretora do Instituto Confúcio da PUC-Rio, Qiao Jianzhen. Dois meses depois, Orlando visitou a Embaixada da China, em Brasília, com o intuito de dar prosseguimento às negociações. No encontro, o reitor entregou uma carta com a manifestação de interesse no estabelecimento do instituto na UFG, com o apoio do governo de Goiás.

Entre 28 de junho e 7 de julho de 2019, foi realizada uma missão a Shijizuang, na província de Hebei, e a Pequim, capital da China. Participaram da delegação, além do então reitor Edward Madureira, o diretor de Relações Internacionais da UFG à época, Francisco José Quaresma, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Claci Fátima Weirich Rosso, a professora da Faculdade de Medicina e presidente da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), Cacilda Pedrosa de Oliveira, e a professora da Faculdade de Ciências Sociais, Laís Forti Thomaz.

O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG foi oficialmente inaugurado no dia 8 de dezembro de 2022. É o único da América Latina com duas abordagens: cultura e língua chinesas, e medicina tradicional chinesa.

Em setembro de 2024, a reitora da UFG recebeu a comitiva chinesa da Universidade de Hebei para a renovação de parcerias, incluindo o novo acordo para Mestrado Colaborativo entre a Hebei University of Chinese Medicine e a Faculdade de Enfermagem da UFG, e apresentação dos novos professores do Instituto Confúcio.

Leia aqui a segunda reportagem da série Missão China: "UFG prospecta parcerias nas áreas da saúde, linguística e engenharia".

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Missão China Institucional Reitoria SRI Especial