Jornal UFG vence Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos
Reportagem vencedora aborda a trajetória do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG
Jornalista da Secom/UFG, Carolina Melo, na cerimônia do Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos (Foto: Com. Goiano de Direitos Humanos)
Da Redação
A reportagem do Jornal UFG "Diálogo entre saberes indígenas e acadêmicos", da jornalista Carolina Melo, ficou em primeiro lugar na categoria Produção Jornalística na Web do 6º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (6/12) no auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia.
A reportagem descreve a trajetória do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pela formação de professores indígenas, integrando conhecimentos tradicionais e acadêmicos. Criado em 2006, o programa utiliza uma metodologia que combina aulas na Universidade e nas aldeias, garantindo a inclusão e o respeito às diferentes culturas.
Entre as fontes entrevistadas pela jornalista está Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, o primeiro professor indígena da UFG, empossado em fevereiro de 2023. O marco institucional simboliza a concretização do projeto e a crescente valorização da interculturalidade na Universidade.
"É fundamental que a universidade, como espaço de produção de conhecimento, reconheça e valorize a diversidade de saberes e culturas presente no Brasil e em Goiás. Espero que a reportagem contribua para ampliar o debate sobre a importância da educação intercultural no ensino superior", afirma a jornalista Carolina Melo, que trabalha na Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG.
O Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos é uma iniciativa do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos (NDH), ambos da UFG, e do Sindicato dos Jornalistas de Goiás.
O objetivo do prêmio é reconhecer e premiar jornalistas e estudantes universitários cujos trabalhos contribuam para a promoção dos direitos humanos. O prêmio também homenageia personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos. Na edição deste ano foram homenageadas lideranças indígenas de Goiás.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: comunicação pública Institucional Secom Notícia 6