Professores da Emac fazem turnê musical pela Europa
Rejan&Chagas Trio destaca a pluralidade da música brasileira com repertório que inclui choro, samba, baião e outros ritmos
Professores da Emac Fabiano Chagas (guitarra e violão) e Bruno Rejan (contrabaixo) levam música brasileira para a Europa (Foto: Mayara Varalho)
Da Redação, com informações de Karla Rady
A diversidade e a riqueza da música brasileira são celebradas internacionalmente pela turnê "Brasis", de Rejan&Chagas Trio. A turnê, que começou no último dia 18 de janeiro, passa pelas cidades de Amsterdã (Holanda), Viena (Áustria) e Tielt (Bélgica), encerrando-se no próximo sábado (25/1).
Idealizada pelo contrabaixista Bruno Rejan e pelo guitarrista e violonista Fabiano Chagas, ambos professores da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG), a série de apresentações visa compartilhar com o mundo a paixão dos músicos goianos pela música brasileira, por meio de um repertório que contempla diversos gêneros, retratados por composições autorais e interpretações de grandes clássicos.
O projeto "Brasis" é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do governo federal, operacionalizado pelo governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Bruno Rejan e Fabiano Chagas cultivam uma parceria artística de mais de dez anos, marcada por admiração mútua, constante aprendizado e colaborações em diversos projetos. Essa sinergia é visível tanto nas criações autorais quanto nas performances inspiradas no jazz e cheias de improvisações, que traduzem suas formas singulares de sentir, criar e interpretar a música brasileira.
Compõe o trio o baterista Guilherme Santana, cuja musicalidade e sensibilidade rítmica são fundamentais para a identidade sonora do Rejan&Chagas Trio. Guilherme, que compartilha da mesma paixão pela música brasileira, contribui ativamente para as criações e performances do grupo, completando a sintonia que define a união destes três artistas.
Pluralidade cultural
O nome da turnê, "Brasis", foi escolhido para destacar a pluralidade da cultura musical brasileira, que abrange gêneros como choro, samba, baião, frevo, bossa nova, maracatu, tambor de crioula, entre outros. O termo representa não apenas a diversidade geográfica e cultural do país, mas também a essência criativa dos artistas, uma vez que também dá nome à uma composição de Fabiano Chagas, gravada por ele, Rejan e Santana, a qual será lançada ainda este ano. A música inédita simboliza o espírito da turnê e a sintonia do trio, que se reflete em cada nota tocada.
"Brasis" promete levar ao público europeu uma experiência única, combinando composições autorais e interpretações de ícones da música brasileira, como Pixinguinha, Tom Jobim e Jorge Ben Jor. As apresentações têm duração aproximada de 1h30, e devem ser marcadas por performances vibrantes e envolventes, transitado entre as raízes da música brasileira e suas releituras contemporâneas.
Participações especiais
Em cada cidade, o trio conta com a participação especial de um artista da cena local, agregando ainda mais diversidade e intercâmbio cultural à turnê. O pianista Mike del Ferro integrou a apresentação em Amsterdã, no dia 18 de janeiro. Em Viena, nos dias 22 e 23, o trio receberá o violinista Rudi Berger. Já no dia 25, em Tielt, será a vez do guitarrista Kari Antila integrar o show.
"A iniciativa reflete o nosso compromisso de levar a riqueza cultural do Brasil para públicos internacionais, celebrando a dinâmica, a amplitude e a diversidade que caracterizam o nosso país", observa Bruna Rejan. Fabiano Chagas arremata: "Brasis é uma oportunidade para o público internacional vivenciar a riqueza da música brasileira em suas raízes e em suas releituras criativas".
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura Emac Notícia 2