
Coleção de e-books orienta sobre uso das tecnologias na educação básica
Em quatro volumes, obra faz reflexão teórica e oferece exemplos práticos da aplicação das tecnologias em sala de aula
Jayme Leno
O diálogo entre a teoria e a prática do ensino na educação básica fomentou a produção da coleção de e-books "Tecnologias e Educação Básica". Desenvolvida no contexto de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a obra é composta por quatro volumes que apresentam exemplos concretos de como integrar as tecnologias ao ambiente escolar.
Idealizadoras do projeto, as professoras Daniela Lima e Rosemara Lopes ofertaram a disciplina "A democracia, formação de professores e tecnologias em contextos emergentes" no segundo semestre de 2023 e desafiaram os pós-graduandos a escreverem os e-books ao longo das aulas.
"A proposta permitiu alinhar a teoria e a prática pedagógica com conteúdos acessíveis, gratuitos e voltados para a realidade das escolas públicas", afirma Daniela. Segundo a docente, o material pode ser utilizado como recurso didático para estudantes de licenciatura ao oferecer exemplos do trabalho em sala de aula com as tecnologias.
Cada e-book segue a mesma estrutura: levanta o debate teórico sobre o contexto da tecnologia na educação, passa pelas orientações pedagógicas e finaliza com as sugestões práticas sobre o uso de ferramentas, softwares e aplicativos no ambiente escolar.
"Os estudantes de mestrado e doutorado que participaram da disciplina deixaram um legado importante, criando materiais que dialogam diretamente com as necessidades da educação básica e com a formação inicial dos professores. Foi um trabalho colaborativo e extremamente cuidadoso. Nosso objetivo era entregar produtos que fossem social e pedagogicamente relevantes", afirma a professora Daniela.
Capas de dois dos quatro volumes (Imagem: Reprodução)
Curso de formação continuada
Todos os volumes estão disponíveis para download no site do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG. "O caráter gratuito dos materiais e sua estrutura acessível os tornam ferramentas valiosas tanto para professores em formação quanto para aqueles já atuantes na educação básica", afirma a professora da UFG. Segundo ela, a coleção fortalece o diálogo entre a pós-graduação e a graduação, e auxilia no processo de formação inicial e também continuada.
As docentes da UFG também vêm buscando formas de ampliar o alcance da obra. Uma das ideias em desenvolvimento é a criação de um curso de formação continuada, baseado nos e-books, voltado para professores da educação básica e estudantes de graduação, também de forma gratuita.
"Essa coleção representa um marco. Ela demonstra como a pós-graduação pode dialogar com a educação básica e contribuir para a formação de professores, deixando um legado acessível e gratuito. Nosso próximo objetivo é ofertar um curso de formação que amplie ainda mais esse alcance", conta Daniela.
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Fonte: Secom UFG
Categorias: Pedagogia Humanidades FE