Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Foto LabMic

Imagem da UFG é finalista de concurso nacional de microscopia

Em 17/03/25 15:02. Atualizada em 17/03/25 16:41.

Registro capturado no LabMic retrata detalhe de larva de Aedes aegypti

 

Foto LabMic

Imagem microscópica do sifão respiratório aberto de uma larva de Aedes aegypti (Foto: Pedro Vale e Clementina Marques)

 

Da Redação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem uma de suas imagens científicas entre as finalistas do II Concurso de Imagem de Microscopia da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM). A foto capturada no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) do Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic), que fica no Instituto de Física (IF), foi selecionada para a votação pública da competição.

Clique aqui para votar.

A imagem retrata o sifão respiratório aberto de uma larva de Aedes aegypti em seu terceiro estágio de desenvolvimento. O registro faz parte do projeto de pesquisa "Nanossistemas de Prata e Óleo Essencial da espécie Dizygostemon riparius (Plantaginaceae): biossíntese, caracterização, avaliação larvicida e ecotoxicidade", desenvolvido em parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A autoria da imagem é compartilhada pelos professores Pedro Vale (ICB/UFG) e Clementina Marques (IFMA Câmpus Monte Castelo).

O Concurso de Imagem de Microscopia da SBMM tem como objetivo valorizar a produção científica nacional na área, promovendo a divulgação de imagens captadas por diferentes técnicas de microscopia e estimulando o interesse pela pesquisa no campo da microanálise.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Votação Aberta Ciências Naturais IF ICB Notícia 4