Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Broto bambu

Rede Bambu Goiás lança livro de receitas com broto de bambu

Em 07/04/25 17:29. Atualizada em 10/04/25 13:34.

Alimento é nutritivo e pode ser usado na composição de diversos pratos

 

Broto bambu

Frango xadrez com broto de bambu é umas das 20 receitas do livro lançado pela Rede Bambu Goiás (Foto: Gilson Pedro Borges)

 

Rogério de Araújo Almeida
Rosângela Vera

Diante dos benefícios nutritivos do broto de bambu, além da ampla possibilidade de sua utilização na culinária, a Rede Bambu Goiás preparou um e-book de receitas intitulado "Broto de Bambu: Receitas". O livro nasceu da necessidade de divulgar e incentivar o seu consumo e, consequentemente, instigar o plantio de bambu para a utilização de brotos e hastes. Também objetiva inspirar chefs, amantes da culinária e todos aqueles que apreciam a boa mesa a explorar esse ingrediente versátil, contribuindo, assim, para um futuro mais sustentável.

O broto de bambu é consumido em diversas culturas, especialmente na culinária asiática. É um alimento altamente nutritivo e benéfico para a saúde humana, apresentando elevado teor de fibras, o que promove saciedade, auxilia na digestão e melhora o trânsito intestinal, além de conter proteínas, vitaminas do complexo B (como B6 e B9) e minerais como potássio, fósforo e magnésio, fundamentais para diversas funções do organismo.

Apresenta em sua composição compostos fenólicos que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, reduzindo inflamações no organismo e melhorando as defesas do corpo contra infecções. Estudos sugerem que o consumo regular pode auxiliar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e melhorar a circulação sanguínea. Por apresentar sabor suave, é versátil e pode ser utilizado em diversas preparações culinárias, como saladas, sopas, refogados, recheios, doces e até conservas.

Receitas variadas

A ideia de escrever o livro surgiu da demanda de pessoas que já consomem broto de bambu, mas queriam diversificar o que pode ser preparado com ele. Os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rosângela Vera, Rogério de Araújo Almeida e Gilson Pedro Borges aceitaram o desafio de organizar o livro e convidaram algumas pessoas – Anna Paula Marques Santos, Celso José de Moura, Elson Montagno, Jaqueline Magalhães Pereira, Paulo Roberto Faria, Rodolpho José Barbosa Júnior, Sandra Vieira da Silva e Silvani Rodrigues, além dos próprios Rogério e Rosângela – a criar e/ou executar alguma receita com broto de bambu.

Como resultado, 20 receitas foram selecionadas (a receita de broto de bambu com lombo suíno, elaborada por Rosângela, foi, inclusive, exibida em um programa de TV). O preparo básico do broto também é apresentado na parte inicial do livro. Os pratos foram fotografados por Gilson, quase sempre nos mesmos locais em que as receitas foram preparadas, captando, dessa maneira, sua real aparência.

A produção do livro contou com algumas dificuldades, uma vez que o broto de bambu não faz parte da culinária goiana, não é uma matéria-prima facilmente encontrada no mercado local e a brotação dos bambuzais é sazonal, ocorrendo somente no período das chuvas.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: EA

Categorias: culinária Ciências Naturais EA Notícia 2