
Repositório de dados de pesquisa da UFG é pioneiro entre federais do país
Ferramenta amplia transparência científica, permite reuso de informações e valoriza produção acadêmica
Jayme Leno
A prática da Ciência Aberta tem se consolidado como uma estratégia fundamental para ampliar o acesso, a transparência e a colaboração na produção científica. O Repositório de Dados de Pesquisa (RDP) do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG), em parceria com o Centro de Ciência Aberta da UFG, surge como uma ferramenta essencial para tornar os dados científicos acessíveis, organizados e reutilizáveis por toda a comunidade acadêmica e pela sociedade.
A iniciativa é pioneira na modalidade, sendo uma das cinco primeiras universidades federais brasileiras a implantá-la usando o Dataverse, alinhando-se às principais recomendações internacionais de transparência e acesso ao conhecimento.
O registro e a preservação da produção científica são frutos de um processo contínuo de evolução. Desde 2005, quando a UFG começou a trabalhar com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, originada dos antigos catálogos impressos, a instituição vem ampliando seus esforços para garantir que o conhecimento gerado esteja acessível à sociedade. Inicialmente centrados nos metadados – como autor, título, resumo e área de conhecimento –, os registros passaram a incluir os textos completos com o avanço da digitalização e da internet.
A bibliotecária Anne Oliveira ressalta que o RDP está disponível para o depósito de dados de pesquisas realizadas por docentes, técnicos e discentes vinculados à UFG. O objetivo é ampliar a visibilidade da produção científica, garantir a reprodutibilidade dos estudos, permitir o reuso dos dados e evitar perdas de informações relevantes.
"Estamos falando de uma mudança de paradigma na forma como se produz e compartilha ciência. Ao disponibilizar os dados, o pesquisador contribui para uma ciência mais verificável e colaborativa", explica Anne.
Dataverse
O depósito de dados utiliza o software Dataverse, desenvolvido pela Universidade de Harvard, que oferece suporte a uma ampla variedade de formatos e assegura a preservação digital dos conjuntos de dados. Segundo a coordenadora da Gerência de Recursos e Tecnologia do Sibi, Cláudia Oliveira de Moura Bueno, uma das responsáveis pela iniciativa, o projeto nasceu como desdobramento do compromisso da Universidade com a Ciência Aberta.
A proposta foi inicialmente incubada por meio de um edital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do CNPq, que selecionou apenas quatro instituições no país, entre elas, a UFG.
Apesar de ter sido lançado oficialmente em 2024, o RDP ainda é pouco conhecido dentro da própria comunidade acadêmica. A expectativa, segundo a bibliotecária Anne Oliveira, é que a demanda cresça significativamente nos próximos meses, especialmente em razão das novas diretrizes da Capes.
"As diretrizes de avaliação dos programas de pós-graduação para o ciclo avaliativo 2025-2028 consideram a disponibilidade dos dados de pesquisa em repositório como um fator de referência a ser considerado na avaliação. Isso certamente vai incentivar os programas a procurarem o Sibi para depositar o que estão produzindo", afirma.
A iniciativa garante maior impacto e visibilidade às pesquisas. Todos os conjuntos de dados depositados no RDP recebem um identificador persistente (DOI), que facilita a citação e o reconhecimento da produção científica. Os dados são publicados com licenças específicas e condições de acesso indicadas pelos depositantes.
Cláudia explica que "os dados de pesquisa não são propriedade individual do pesquisador quando há financiamento público. Torná-los acessíveis é um compromisso ético com a sociedade".
Longo prazo
Outro benefício da iniciativa é a preservação a longo prazo, evitando que dados importantes fiquem restritos a dispositivos físicos vulneráveis, como pendrives e HDs pessoais, muitas vezes perdidos com o tempo. O Sistema de Bibliotecas, em parceria com o Centro de Ciência Aberta da UFG, oferece treinamentos e suporte para os pesquisadores interessados em utilizar o serviço.
O Centro de Ciência Aberta tem desenvolvido ações de formação para auxiliar pesquisadores na gestão adequada dos dados de pesquisa. Há uma perspectiva de que a disciplina Planejando a gestão de dados de pesquisa seja ofertada por meio do programa UFG Doutoral. A disciplina prevê o aprendizado sobre o ciclo de vida da pesquisa, desde o planejamento, coleta, tratamento até a publicação dos dados gerados.
Paralelamente, a Universidade também tem protagonizado iniciativas em nível nacional. Ela integra dois projetos estratégicos em parceria com a RNP. Um deles é o Núcleo de Dados de Pesquisa, focado na disseminação e implantação de repositórios de dados em instituições do Centro-Oeste. "Atuamos convencendo as outras instituições de pesquisa sobre a importância disso e dando suporte para que elas também consigam desenvolver e implantar seus repositórios", destaca Anne.
Dentro dessa iniciativa, a UFG atua em parceria com a RNP no projeto que vai mapear o fluxo da produção científica do CEMPA-Cerrado e integrar os dados gerados ao RDP, considerando o uso de ferramentas de inteligência artificial para facilitar o acesso e o reuso dessas informações. O projeto é pioneiro na Rede e-Ciência e contribuirá para o atendimento das demandas das instituições que produzem um grande volume de dados.
Como acessar?
O Repositório de Dados de Pesquisa da UFG está disponível em dadosdepesquisa.ufg.br
Contato:
Gerência de Recursos Tecnológicos/BC: (62) 3521-1279/1183
dadosdepesquisaufg.bc@ufg.br
Bibliotecárias responsáveis: Cláudia Moura e Anne Oliveira
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Ciência Aberta Institucional BC Notícia 5