
Série documental registra riqueza de avifauna em Goiás
Produzido por professor da UFG, projeto explora a prática do birdwatching no Cerrado e destaca a importância da preservação do bioma
Exposição realizada durante o lançamento do documentário na Adufg (Foto: Hurias Rodrigues)
Anna Paulla Soares
A série documental “Asas do Cerrado”, com produção executiva e roteiro de Jayrson Araújo, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG), deve estrear seu primeiro episódio na plataforma YouTube no dia 28 de julho, às 20 horas (informações no site do projeto). Na obra, as aves do Cerrado tornam-se protagonistas da narrativa que busca revelar a beleza de um dos biomas mais ameaçados do mundo. O episódio piloto foi contemplado pelo apoio cultural da Lei Paulo Gustavo e lançado, presencialmente, no dia 5 de julho em uma cerimônia no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
Cardeal do araguaia (Paroaria baeri) - Foto: Jayrson Araújo
O projeto contou com a direção geral de Daniel Calil e produção musical de Vitor Karrijo. As filmagens duraram cerca de dois meses e ocorreram em diferentes locais do Estado de Goiás: na Piscicultura Frutos D’Água, localizada na região norte de Goiânia, às margens do Rio Meia Ponte; nas fazendas dos arredores da cidade de Firminópolis (GO); em Aruanã (GO), nas margens do rio Araguaia e também em uma área de cerrado típico na região de Santa Rita do Novo Destino (GO).
Sanã amarela (Laterallus flaviventer) - Foto: Jayrson Araújo
Segundo o professor, que há anos exerce a atividade de observação de pássaros como hobby e também como área de pesquisa, a ideia de criar um produto surgiu no âmbito familiar: “Meu filho é produtor cultural e, conversando com ele sobre o assunto, minha esposa deu a ideia de fazermos um documentário mostrando as atividades”. O docente também integra o Grupo de Observadores de Aves de Goiás (Goiaves), que participa diretamente do projeto Asas do Cerrado. Jayrson confirmou o planejamento de mais oito episódios, que poderão ser viabilizados futuramente.
Equipe de produção do documentário e membros do Goiaves (Foto: Hurias Rodrigues)
Birdwatching
Segundo o Ministério do Turismo, o birdwatching, ou observação de pássaros, tem se tornado uma atividade cada vez mais popular nos mercados de turismo nacional e internacional. Além de aproximar as pessoas da natureza, a modalidade, também conhecida como aviturismo, contribui para a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, a valorização cultural, a produção de conhecimento científico e a geração de renda para comunidades locais.
De acordo com o docente do ICB, “a prática de birdwatching individualmente é uma atividade tão prazerosa quanto redutora de stress”. Ele afirma que o contato com a natureza provoca um bem-estar imensurável e uma capacidade reflexiva relaxante.
Sobre a preservação do bioma, Jayrson parte do princípio de que “só se protege o que se conhece” e reforça que especular a natureza ao observar aves leva ao conhecimento e desperta dúvidas essenciais para a compreensão desses animais: “Quais são essas aves? Onde habitam? O que comem? Quão fragilizado está o bioma que elas utilizam?”. O professor explica que essas questões levam as pessoas a observar os nichos com mais atenção, o que aumenta a percepção ecológica.
Uma janela para o céu do Cerrado
No dia do lançamento presencial do episódio piloto da série documental Asas do Cerrado (5/7), também ocorreu a exposição fotográfica “Uma janela para o céu do Cerrado”, com imagens de aves goianas registradas por membros do Goiaves.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: cerrado Ciências Naturais ICB Notícia 1