
Jornada debate prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde
Evento realizado pelo Nepih, da Faculdade de Enfermagem da UFG, reuniu profissionais e estudantes para discutir práticas seguras
Parte da equipe que organizou a edição 2025 da Jornada de Prevenção de Infecções (Foto: Jayme Leno/FEN UFG)
Jayme Leno
O Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Nepih), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), realizou, no dia 20 de agosto, a IX Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento promoveu a atualização científica e o aprimoramento técnico de profissionais de saúde, estudantes de graduação e demais interessados na temática.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e de Goiânia, e teve como tema Práticas seguras, controle de qualidade e inovações para o enfrentamento dos desafios na assistência à saúde. A coordenadora do Nepih, professora Silvana de Lima Vieira dos Santos, ressalta que o evento visa fortalecer a capacitação multidisciplinar dos participantes, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade e segurança da assistência prestada aos usuários dos serviços de saúde em Goiás e região Centro-Oeste.
Durante o evento, ela destacou a emoção de reunir um auditório repleto de profissionais e estudantes comprometidos com a prevenção e o controle de infecção. A jornada representa a concretização de antigas metas, como aproximar a academia dos serviços de saúde e fortalecer parcerias com as secretarias de saúde. "Nosso objetivo é que o conhecimento discutido aqui se torne uma ferramenta de mudança nos locais de trabalho, promovendo transformações reais na rotina da assistência", afirmou.
A superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eliane Rodrigues da Cruz, também enfatizou a relevância do tema, lembrando que medidas simples, quando aplicadas com regularidade, podem evitar infecções preveníveis. "O paciente entra em uma unidade para melhorar, e não para sair em condições piores. É nossa responsabilidade garantir uma assistência segura", declarou.
Mesa de abertura do evento, realizado no Cremego (Foto: Jayme Leno/FEN UFG)
Metas da Anvisa
Na abertura do evento foi anunciada a conquista da meta nacional do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prevenção e monitoramento de infecções nos municípios. A celebração foi conduzida pela coordenadora municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiânia, Zilah Cândida Pereira da Neves.
A avaliação, obrigatória para hospitais com UTI e clínicas de hemodiálise, envolve a análise de protocolos de cuidado assistencial e visitas presenciais às unidades para verificar a aplicação prática das medidas. O cumprimento dessa meta – 90% dos hospitais com UTI adulto, pediátrica e neonatal adotando estratégias de proteção ao paciente – reflete o esforço conjunto de equipes locais e estaduais na implementação de ações seguras e eficazes.
Segundo Zilah, esse resultado reforça que o avanço depende não apenas de normas técnicas, mas também do engajamento diário dos profissionais da área, do apoio da alta gestão das instituições e das administrações municipais e estaduais.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG