Projeto desenvolve protótipos para enfrentamento da violência urbana
Em 29/08/25 08:55.
Atualizada em 29/08/25 10:13.
UFG, UFSM e governo do Rio de Janeiro assinaram protocolo de intenções para desenvolvimento de drones terrestres e aéreos
Fernando Cardoso
Um acordo entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), estabelece um Protocolo de Intenções com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de soluções tecnológicas — como drones terrestres e aéreos — para apoiar no combate à violência urbana no estado. A previsão é que em até seis meses o primeiro protótipo esteja pronto, e em até dois anos e meio o projeto seja concluído e comece a ser empregado.
Parcerias como esta permitem que estudantes e professores possam aplicar conhecimento em soluções para a sociedade (Foto: Ascom FCT)
Para a assinatura, realizada na quarta-feira (27), estiveram presentes pela UFG o diretor da FCT, professor Tiago Almeida, e o coordenador do projeto, professor Solon Bevilacqua. Representando o governo do Rio de Janeiro, esteve presente o diretor-geral da Polícia Especializada, delegado André Neves.
O projeto será desenvolvido pela UFG em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representada pelos professores Anselmo Cukla e Fernando Gamarra. O coordenador do projeto, professor Solon explica que, “a UFG atua na gestão e coordenação do projeto e Santa Maria na área de desenvolvimento”.
Solon também falou sobre a importância do projeto para a UFG. “Acreditamos que seja uma forma de estreitar a distância entre teoria e prática, fazer com que tanto os alunos quanto os professores se envolvam em uma experiência que vai além da sala de aula, realmente conseguir contribuir com alguma coisa prática”.
O delegado André Neves, explica que a utilização de drones terrestres e aéreos diminui os riscos para a vida dos agentes de segurança, que evitam se expor ao perigo durante as operações. O professor Solon complementa: “São ferramentas que vão ser orientadas a preservar a vida do agente de segurança, e também para melhorar o desempenho deles nas investigações e nas ações policiais”.
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: robótica FCT Notícia 3 Institucional