
Goiânia respira música com os Festivais Unificados da Emac
Evento reúne três importantes festivais de música, com apresentações até o fim de outubro
Apresentação do Coro de Câmara e Camerata de Cordas Jean Douliez, nos Festivais Unificados de 2024 (Foto: Evelyn Parreira/Secom UFG)
Da Redação
A Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) realiza nesta terça-feira (7/10), às 18h30, a abertura oficial da edição 2025 dos Festivais Unificados, evento que engloba o 48º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça, o 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish e o 10º Simpósio Internacional de Música na Amazônia. As apresentações começaram no último domingo (5/10) e seguem até 25 de outubro.
Confira aqui a programação completa.
As apresentações – todas gratuitas – ocorrem na Emac, no Câmpus Samambaia, e no Centro Cultural UFG, no Câmpus Colemar Natal e Silva. São concertos, shows, masterclasses, apresentações públicas, palestras, oficinas, painéis, entre outros formatos. As ações visam promover a arte e a cultura junto à sociedade. Toda a programação tem entrada gratuita.
Em 2025 os festivais têm como mote Música UFG 70 anos, em comemoração à criação do Conservatório Goiano de Música, em 1956 – a quinta unidade a fazer parte da UFG. A Emac/UFG destaca-se como uma instituição de referência na formação artística e cultural no Brasil, com especial relevância para a região Centro-Oeste, como um polo de excelência na formação musical.
História
A história da música em Goiânia e em Goiás pode ser contada por meio da história do Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça, criado em 1968, e denominado à época Festival de Música de Goiás. Já o Festival de Música Popular Jarbas Cavendish homenageia o professor que liderou a criação da Banda Pequi e foi incentivador da música popular no currículo dos estudantes de música na instituição. Em 2023, foi implementado o curso de Música Popular na instituição.
"Os Festivais Unificados da Emac apresentam uma programação que reúne músicos já consagrados e jovens musicistas, apresentando a riqueza e a diversidade musical da música brasileira, bem como a tradição ao apresentar os clássicos da música ocidental e a inovação, com mesas e palestras sobre a Inteligência Artificial aplicada à música, música para games e shows com discentes que já possuem carreira profissional, trazendo a renovação sempre presente nos festivais e na própria escola", pontua a coordenadora-geral dos festivais e vice-diretora da Emac, Flavia Maria Cruvinel.
Os Festivais Unificados contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, por meio do Centro Cultural UFG, e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura Emac Notícia 1