Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Lab. EITA

Lab. EITA participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em 20/10/25 14:15. Atualizada em 23/10/25 17:41.
Equipe levará para Brasília experiência no atendimento a pessoas com deficiência e na produção de itens assistivos

 

Lab. EITA

Participação na feira visa divulgação e possibilidades de ampliação do projeto (Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG)

 

Wéber Félix de Oliveira

O Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (Lab. EITA), da Universidade Federal de Goiás (UFG), que conta com o apoio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), vai representar o estado na 22ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília. O evento reúne anualmente instituições de ensino e de pesquisa, além de diversas outras entidades, com o objetivo de popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento sobre ciência e tecnologia.

Entre os dias 21 e 26 de outubro, a equipe do Lab. EITA vai levar para o evento a experiência construída ao longo de dois anos no atendimento a pessoas com deficiência e na produção de itens assistivos. Os visitantes vão poder conhecer o projeto e o trabalho executado pelos participantes através do estande montado na Feira de Ciência e Tecnologia, que vai ser sediada no Pavilhão de Exposições, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

 

Lab. EITA

Projeto garante autonomia para crianças, jovens e adultos com deficiência (Foto: Carlos Siqueira/Secom UG)

 

"Nossa participação vem celebrar o sucesso alcançado por esse projeto voltado às crianças, jovens e adultos com deficiência, e que dificilmente teriam acesso facilitado a equipamentos que garantem autonomia e uma qualidade de vida melhor. Em apenas dois anos de trabalho conjunto, nossa equipe contribuiu para o bem-estar social de muitas famílias de Goiânia, do Brasil e até do exterior. Além disso, enxergamos que esta participação é uma excelente oportunidade para ampliarmos o nosso projeto e, assim, fazendo com que ele chegue a mais pessoas, nosso propósito maior", destaca o idealizador e coordenador do Lab. EITA, o professor da UFG Pedro Henrique Gonçalves.

Criado em 2024, o Lab. EITA reúne professores e alunos da UFG em um grupo multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de soluções que ampliam a autonomia de pessoas com limitações motoras. Entre os resultados já alcançados estão órteses e próteses de membros, andadores adaptados, engrossadores de talheres, adaptadores de chaves e minicadeiras de rodas, equipamentos que transformam a rotina de crianças e adultos.

O projeto, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), busca, por meio do ensino, pesquisa e extensão, estimular a criação de novas tecnologias assistivas acessíveis e de baixo custo, tanto para uso direto de pessoas com deficiência quanto para a demonstração pública de soluções inovadoras no campo da acessibilidade.

 

Lab. EITA

Lab.EITA reúne professores e estudantes da UFG em uma equipe multidisciplinar (Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG)

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: CETT- UFG

Categorias: Acessiblidade saúde Cett