
Cerise-UFG recebe RNP para hospedagem de Ilha OpenRAN@Brasil
Projeto permitirá estudos e aplicações com redes 5G
Equipes Cerise e RNP na abertura das atividades (Fotos: Júlia Mariano)
Kharen Stecca
A Universidade Federal de Goiás por meio do Centro de Excelência em Redes Inteligentes Sem Fio e Serviços Avançados - CERISE recebe de 21 a 23 de outubro uma equipe da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para testes e ajustes para integração da ilha OpenRAN@Brasil localizada na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG) ao Testbed Nacional do Projeto da RNP. A equipe, além de conhecer a infraestrutura irá realizar os testes necessários para a conexão de forma a garantir o desempenho da unidade do testbed composta por equipamentos e softwares capazes de executar aplicações 5G Open RAN, em conformidade com os objetivos do projeto.
Antes do início dos trabalhos de implementação, a equipe do Cerise representada pelos professores Flávio Teles e Flávio Geraldo, realizou uma apresentação da estrutura e equipamentos já implantados da ilha OpenRAN@Brasil CERISE UFG aos membros da RNP, juntamente com o diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação (EMC-UFG), Lourenço Matias, unidade que sedia a ilha. Segundo o professor Flávio Teles, coordenador do Cerise, a UFG teve sua rede homologada para hospedar uma ilha OpenRAN@Brasil da RNP conforme divulgado em edital e irá desenvolver por um ano projetos junto à RNP. O professor ressaltou também que o conhecimento e avanços obtidos têm impulsionado a parceria de projetos com indústrias, outras universidades e governo, de forma a desenvolver redes privadas e propor cenários de aplicação para as mesmas.
Professor Flávio Teles durante apresentação da estrutura da UFG
O OpenRAN@Brasil é um programa do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) que visa acelerar o desenvolvimento de redes abertas a partir de pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações, em 5G e além. O programa também vai implantar um ambiente de experimentação e explorar a capacidade de uma rede 5G suportar aplicações avançadas que exigem baixa latência, elevada confiabilidade e altas taxas de dados, apoiando o desenvolvimento do 5G no Brasil.
O professor informou que o centro foi selecionado, juntamente com a UnB, para ser uma "ilha da RNP", assim desconsiderando o Distrito Federal, o CERISE UFG é a primeira instituição e por enquanto a única do Centro-Oeste a hospedar uma ilha OpenRAN@Brasil. “Ser uma ilha significa que pesquisadores de todo o Brasil poderão ter acesso a essa rede para realizar testes, o que é um motivo de orgulho e impulsiona o que o centro está fazendo”, explicou. Essa parceria com a RNP pode auxiliar também não só com o apoio federal, mas na atração de novos recursos.
Visita guiada à infraestrutura da nova ilha OpenRAN
Aplicações
Flávio Teles explicou que essa rede privativa é vista como uma opção para locais onde a intensidade do sinal de celular é baixa, como hospitais, oferecendo uma rede interna confiável. Também pode ser usada por questões de segurança, isolando a comunicação para evitar interferências ou acesso indesejado, especialmente em áreas médicas com equipamentos sensíveis. Empresas com problemas de integração de dados de sensores também se beneficiam, pois a rede pode ser usada para coletar dados de motores, sensores de vibração, temperatura, etc., e enviá-los para visualização em dashboards (quadros de monitoramento digital). Para aplicações de automação que exigem alta confiabilidade e baixa latência, como acionar um dispositivo de controle para reconfigurar um sistema, essa rede é apresentada como uma solução mais robusta do que por exemplo redes Wi-Fi. A rede permite que sejam inseridos algoritmos de Inteligência Artificial para controlar sua operação e efetuar determinadas aplicações, além de permitir seu total controle e programação.
O professor explica que o centro está trabalhando ativamente para baratear esse tipo de rede de modo que as empresas tenham acesso a esta tecnologia. “O CERISE visa tornar a tecnologia mais acessível para implantação em empresas e indústrias no Brasil”, ressaltou o professor.
Saiba mais:
Soluções tecnológicas em forma de protótipos
Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.
É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.
Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br
Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.
Fonte: Secom UFG
Categorias: OpenRAN@Brasil Notícia 8 CERISE EMC