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Universidade Federal de Goiás
Biomas brasileiros

Lapig na Escola lança plataforma digital e e-books sobre biomas brasileiros

Em 21/11/25 11:16. Atualizada em 21/11/25 11:16.

Iniciativa fortalece ensino ambiental na educação básica e incentiva uso de geotecnologias

Da Redação

Biomas brasileiros

Em sintonia com a agenda climática colocada em discussão pela COP30 no Brasil, o projeto Lapig na Escola lançou uma plataforma digital voltada à comunidade escolar, com materiais inéditos sobre os ecossistemas brasileiros. O destaque do novo espaço é a Coleção Biomas Brasileiros, composta por seis e-books gratuitos elaborados para apoiar o trabalho pedagógico de professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio. A coleção reúne os títulos Conhecendo o Bioma Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

O objetivo do material é fortalecer o ensino sobre as dinâmicas dos biomas brasileiros, explorando dados atualizados sobre uso e ocupação das terras, biodiversidade, recursos hídricos e desafios ambientais. A proposta é que o estudante se reconheça como agente de transformação de forma a compreender os impactos humanos e refletir sobre estratégias de mitigação da devastação ambiental.

Um dos diferenciais da coleção é a linguagem acessível e alinhada às habilidades e competências previstas para a educação básica. Cada capítulo dos e-books parte da problematização de situações do cotidiano, mobilizando os conhecimentos prévios dos estudantes antes da apresentação do conteúdo científico.

A estrutura favorece diferentes percursos de leitura, já que os capítulos podem ser explorados em qualquer ordem, permitindo que professores e alunos iniciem o estudo pelo tema que mais desperte interesse. Mapas, gráficos, tabelas e imagens acompanham os textos e tornam a leitura mais visual e atrativa, estimulando revisitações e aprofundamentos.

O conteúdo de cada e-book é organizado em nove eixos: contextualização socioespacial, substrato geológico-mineral, formas do relevo, dinâmicas climáticas, questões hídricas, tipos de solos, biodiversidade, uso e ocupação e povos tradicionais. A coleção traz, assim, uma visão integrada dos biomas e do papel da escola na construção do letramento ambiental.

"O material traz uma série de inovações: é em linguagem acessível para o estudante, traz a escala do bioma como importante para ser analisada e foi construído a partir de habilidades e competências de diversos currículos nacionais e estaduais", explica o coordenador pedagógico da coleção, Luan do Carmo.

Expansão natural

A plataforma digital é uma expansão natural do Lapig na Escola, projeto do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (UFG) que já é reconhecido por levar geotecnologias para a sala de aula por meio de oficinas lúdicas com mapas interativos, uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) em práticas educativas e capacitações para professores.

A produção da plataforma e dos e-books foi realizada em parceria com a Rede MapBiomas e recebeu apoio da Assembleia Legislativa de Goiás, por meio de emenda do deputado Antônio Gomide, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape).

Para Elaine Silva, coordenadora do Lapig e do projeto Lapig na Escola, o lançamento representa um marco para a educação brasileira. "Hoje o Brasil acaba de ganhar, com o nosso lançamento, um conjunto inédito que vai subsidiar o processo de ensino-aprendizagem. É um conhecimento científico e tecnológico que conversa com o ambiente escolar. Conhecer os biomas é essencial para conhecer o Brasil e pensar a preservação dos nossos ecossistemas", afirmou Elaine no evento de lançamento, realizado no dia 12 de novembro na Assembleia Legislativa.

A urgência ambiental também pautou a concepção da coleção. "Nesses tempos de mudanças climáticas cada vez mais aceleradas e presentes no nosso dia a dia, precisamos falar e fazer o letramento ambiental e climático. É por meio da educação, do conhecimento sobre nossos biomas que temos a chance de ainda mitigar emissões de gases de efeito estufa e aprender a lidar com essas mudanças", acrescenta o professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG e idealizador do Lapig, Laerte Guimarães.

 

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Fonte: Secom UFG

Categorias: Educação Ambiental Ciências Naturais Lapig Notícia 3