Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Capacitação merendeiras

Capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos alcança mais de 2,4 mil merendeiras

Em 21/11/25 11:59. Atualizada em 21/11/25 12:00.

Iniciativa integra estudo da UFG sobre segurança alimentar no ambiente escolar e contou com apoio da Seduc

 

Capacitação merendeiras
Auditório cheio para a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos, oferecida pela Fanut/UFG em parceria com a Seduc | Foto: Divulgação

 

Da Redação

Mais de 2,4 mil merendeiras da rede estadual de ensino participaram, no início do mês, de uma capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, realizada por meio de parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). Do total, cerca de 400 participaram presencialmente no auditório da Seduc e outras 2 mil acompanharam a formação pela transmissão ao vivo no YouTube.

A iniciativa integra o projeto de pesquisa "Alimentação Escolar Segura e Saudável: um estudo sobre a qualidade microbiológica e boas práticas em escolas estaduais goianas assistidas pelo PNAE", coordenado pela professora Liana Jayme Borges, da Faculdade de Nutrição (Fanut). A equipe contou com estudantes e servidores técnico-administrativos da UFG.

Ao longo da formação, foram apresentados temas ligados à segurança alimentar, como higiene pessoal, conservação e preparo de alimentos, controle de temperatura e limpeza de ambientes e utensílios. O objetivo foi dar orientações práticas baseadas em evidências científicas, voltadas ao cotidiano das merendeiras.

A professora Liana expressou seu agradecimento à Seduc pela parceria e pela autorização que possibilitou o acesso às escolas, à equipe de pesquisa pelo comprometimento e dedicação, e, de forma especial, às merendeiras, que acolheram o grupo e participaram ativamente tanto do estudo quanto da capacitação.

"Sem a colaboração e o acolhimento das merendeiras, nada disso seria possível. Elas são as verdadeiras protagonistas da alimentação escolar", destacou. A capacitação também contou com representantes da equipe de Alimentação Escolar da Seduc e a presença da secretária estadual de Educação, professora Fátima Gavioli.

 

Capacitação merendeiras
Professora Liana Jayme Borges (Fanut/UFG) destacou comprometimento das merendeiras | Foto: Divulgação

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Nutrição saúde Fanut Notícia 2