Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
advac

Maior curso de vacinologia do mundo reúne autoridades e especialistas em Pirenópolis (GO)

Em 26/11/25 10:55. Atualizada em 28/11/25 08:26.

AdVac Brasil promove interação e impulsiona inovação tecnológica na área de vacinas

 

ADVAC
Participaram do evento representantes de instituições estratégicas para a imunização no Brasil e nas Américas | Foto: Marco Monteiro/SES-GO

 

Marina Sousa

A abertura do AdVac Brasil 2025 ocorreu na última segunda-feira (24/11), na histórica cidade de Pirenópolis (GO), reunindo cerca de 120 participantes, entre pesquisadores, gestores, desenvolvedores de novas tecnologias, representantes de sociedades científicas e especialistas de destaque nacional e internacional. O evento marcou o início de uma programação intensa de imersão científica e troca de experiências sobre vacinas e imunobiológicos com uma visão abrangente dos vários aspectos da vacinologia, incluindo novas tecnologias, manufatura e controle de qualidade de vacinas, registro e regulação, estudos de avaliação de segurança e eficácia, estratégias de vacinação, avaliação econômica e políticas públicas de saúde.

A iniciativa conta com parceria do Ministério da Saúde e colaboração de inúmeras instituições, incluindo Universidade de Genebra, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Instituto Butantan e Biomanguinhos-Fiocruz.

A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Cristiana Toscano abriu o evento ressaltando a relevância de trazer para o Brasil o AdVac como ação de formação e colaboração abrangente envolvendo diversos atores na área de vacinologia. "A ideia de trazer o Advac para o Brasil começou há dois anos, em conversas com a coordenação do AdVac Global, em Genebra. Desde então, foram inúmeras articulações envolvendo várias instituições e parceiros nacionais e internacionais para que pudéssemos, hoje, iniciar um novo capítulo da nossa história com a realização do curso no país".

Trata-se de um curso avançado, com um programa envolvendo ciência, inovação e implementação e avaliação de programas, para a capacitação de especialistas. Cristiana explicou que o curso é realizado por meio do Centro de Excelência em Tecnologias e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde), estruturado na UFG com apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O objetivo é a prospecção e avaliação de novas tecnologias em saúde, incluindo estudos clínicos e epidemiológicos, avaliação econômica e modelagem, para apoiar decisões estratégicas em saúde. "Nosso foco é estruturar uma plataforma de ações e serviços para qualificação da gestão de saúde pública no país, com ênfase em vacinas, imunobiológicos e terapias avançadas, além de integrar ações de comunicação científica e capacitação. Nesse contexto, se enquadra a capacitação em vacinologia avançada através do AdVac Brasil", explicou a professora da UFG.

 

ADVAC
Coordenadora do Ceti-Saúde/UFG e AdVac Brasil, Cristiana Toscano: ideia de trazer o evento ao Brasil surgiu há dois anos | Foto: Marco Monteiro/SES-GO

 

Lely Stella Guzmán, da Opas Brasil, disse que a abertura do AdVac é um momento de grande satisfação. "Ver tantos profissionais altamente qualificados reunidos, pessoas que dedicam suas carreiras à imunização no Brasil e no mundo, reforça a importância coletiva desse trabalho. Independentemente do cargo que ocupamos ou da instituição que representamos, hoje todos estamos aqui aprendendo, trocando experiências e nos fortalecendo mutuamente. Que aproveitem cada instante, construam redes, compartilhem conhecimento e levem esse aprendizado para fortalecer ainda mais a imunização no Brasil e nas Américas. É uma honra para a Opas fazer parte deste momento".

O diretor do AdVac Global, Kamel Senouci, falou com entusiasmo sobre a realização do evento no Brasil. Ele destacou que, após duas décadas de edições na França, trazer o programa para o país representa um marco importante, ampliando oportunidades e fortalecendo parcerias.

"Muitas pessoas do Brasil já participaram do AdVac Global, e reconheci várias delas aqui hoje. Todos os anos, recebemos inúmeras candidaturas de brasileiros, o que nos fez perceber a importância de trazer essa experiência do Advac Global para o Brasil. Para nós é muito importante apoiar a proposta de trazer o AdVac para o Brasil, com um curso em português e priorizando participantes do país. Agradeço à doutora Cristiana pela oportunidade e apoio, e é incrível ver a dedicação de tantos profissionais aqui".

 

ADVAC
Kamel Senoucis, diretor do Advac Global e professor na Universidade de Genebra, na Suíça | Foto: Marco Monteiro/SES-GO

 

Impacto e perspectivas

Os participantes desta primeira edição do AdVac Brasil destacaram a importância da interação com colegas atuando em outras áreas e profissionais de outros países, trocando experiências e fortalecendo uma rede de colaboração que vai permanecer como resultado benéfico deste curso. As instituições parceiras reforçaram o compromisso e engajamento para a continuidade do AdVac Brasil, com a previsão de edições anuais do curso.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: IPTSP

Categorias: imunologia saúde IPTSP