Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Campanha Andifes

Andifes lança campanha em defesa da democracia, soberania e autonomia

Em 18/12/25 07:50. Atualizada em 18/12/25 09:12.

Eixo estratégico vai orientar ações da entidade em 2026

Da Redação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovou o tema Democracia, Soberania e Autonomia como eixo estratégico para 2026. A campanha, lançada nesta quinta-feira (18/12), vai orientar as ações da entidade ao longo do ano que vem.

No texto de lançamento da campanha (veja abaixo), a Andifes argumenta que democracia, soberania e autonomia são "fundamentos essenciais da vida republicana e se articulam diretamente com a missão das universidades federais". A entidade ressalta a universidade como espaço de liberdade intelectual e defende a autonomia acadêmica, científica e administrativa dessas instituições, conforme previsto pela Constituição Federal.

A Andifes reúne dirigentes de 69 universidades federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) de todos os estados brasileiros. Nessas instituições estudam cerca de 1 milhão de estudantes de graduação e pós-graduação, além de alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação e escolas técnicas e agrícolas.

 

Campanha Andifes
Ministra Cármen Lúcia (STF) na 184ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes | Foto: Andifes

 

Democracia, soberania e autonomia são fundamentos essenciais da vida republicana e se articulam diretamente com a missão das universidades federais.
O conhecimento só floresce em ambientes onde a crítica, o debate e a diversidade de ideias são protegidos, garantindo que a universidade pública cumpra seu papel como espaço de liberdade intelectual e compromisso social.

A soberania de um país se fortalece pela capacidade de produzir conhecimento, tecnologia e soluções para seus próprios desafios, tarefa que as universidades federais realizam diariamente ao formar pessoas, gerar inovação e contribuir para o desenvolvimento nacional.

E, para que tudo isso seja possível, é indispensável assegurar a autonomia acadêmica, científica e administrativa, condição que garante às instituições federais de ensino a liberdade necessária para ensinar, pesquisar e atender às demandas sociais com responsabilidade e independência.

É nesse horizonte que a Andifes lança sua campanha em defesa da Democracia, Soberania e Autonomia - a ser desenvolvida ao longo de 2026 - reafirmando que esses valores não são bandeiras partidárias, mas princípios republicanos que pertencem a toda a sociedade.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: educação Institucional Andifes Notícia 5