Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Futuras Cientistas

Futuras cientistas vivenciam a Química Verde na UFG

Em 05/02/26 13:16. Atualizada em 05/02/26 13:31.

LabSO ofereceu experiências práticas em ciência com foco em sustentabilidade e equidade de gênero

 

Futuras Cientistas
Professora Sumbal Saba (IQ/UFG) durante atividade prática com alunas participantes do projeto | Foto: Divulgação

 

Da Redação

O Laboratório de Síntese Sustentável e Organocalcogênio (LabSO) da Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou, ao longo de janeiro de 2026, um projeto do programa Futuras Cientistas, iniciativa nacional voltada à inclusão de meninas na ciência por meio de experiências práticas em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês).

O programa é promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é aproximar alunas e professoras da rede pública do ambiente científico, estimulando vocações e promovendo a equidade de gênero nas carreiras científicas.

Neste ano, o LabSO foi o único laboratório da UFG a executar o projeto. Foram promovidas atividades práticas de Química Verde, com foco em sustentabilidade, igualdade de gênero e inovação tecnológica. A iniciativa foi coordenada pela professora Sumbal Saba, do Instituto de Química (IQ) da UFG, e ofereceu uma experiência imersiva que integrou teoria, prática e consciência socioambiental.

Durante as atividades, participantes como Laila Vitória Oliveira da Silva, estudante do ensino médio, e Lisiane Cruz Menezes, professora da rede pública, realizaram sínteses sustentáveis, utilizaram equipamentos avançados e visitaram diferentes laboratórios de pesquisa. O projeto contou ainda com a participação ativa de alunas de graduação e pós-graduação do LabSO.

Além da capacitação técnica, o projeto fortalece a identidade das participantes como futuras cientistas e amplia suas perspectivas de carreira em STEM. Para a UFG e o LabSO, a ação reafirma o compromisso institucional com a sustentabilidade, a inclusão e a inovação científica.

A professora Sumbal Saba considera que a iniciativa representa um avanço concreto na redução das desigualdades de gênero na ciência e na difusão de práticas sustentáveis que podem inspirar toda a comunidade científica nacional.

 

Futuras Cientistas
Projeto proporciona vivências no ambiente científico | Foto: Divulgação

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: IQ

Categorias: educação Institucional IQ Notícia 4