Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Pesquisa atividades extracurriculares

Estudantes que participam de atividades extracurriculares apresentam melhor desempenho acadêmico

Em 09/02/26 14:33. Atualizada em 09/02/26 14:33.

Pesquisa avaliou desempenho de graduandos da área da saúde nas disciplinas de Bioquímica e Fisiologia Humana

 

Pesquisa atividades extracurriculares
Participação em projetos de extensão e em eventos, como o Conpeex, contribui para o sucesso acadêmico | Foto: Secom UFG

 

Da Redação

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) identificou que estudantes de cursos da área da saúde que participam de atividades acadêmicas extracurriculares apresentam melhor desempenho em disciplinas fundamentais do currículo (Bioquímica e Fisiologia Humana). O artigo foi publicado recentemente na revista científica internacional Social Sciences & Humanities Open, da Elsevier.

A pesquisa analisou dados de 214 estudantes de graduação de diferentes cursos da área da saúde da UFG, entre eles Educação Física, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Medicina e Fisioterapia. Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que participavam de atividades acadêmicas extracurriculares (como projetos de pesquisa, monitorias, extensão universitária, eventos científicos e grupos de estudo) e aqueles que não participavam.

Os resultados indicaram que os estudantes que não realizavam atividades extracurriculares apresentaram uma probabilidade 35% maior de pior desempenho acadêmico em Bioquímica e Fisiologia Humana, mesmo após o controle por sexo e idade. A quantidade de estudantes que tiraram no mínimo 6,0 na prova de Bioquímica e Fisiologia aplicada aos estudantes participantes do estudo foi significativamente maior entre os estudantes engajados nessas atividades.

De acordo com Mila Alves Matos Rodrigues, primeira autora do artigo e estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG, "os resultados reforçam a associação positiva entre envolvimento acadêmico além da sala de aula e aprendizagem conceitual em disciplinas basilares da formação em saúde".

O professor da Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da UFG Claudio Andre Barbosa de Lira, coordenador do estudo, acrescenta que os resultados "sugerem que a participação em atividades acadêmicas extracurriculares pode favorecer a consolidação do conhecimento, o engajamento com a formação universitária e o desenvolvimento de competências importantes para a atuação profissional futura".

"O estudo também destaca que políticas institucionais de incentivo à participação discente em atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente aquelas acompanhadas de bolsas de estudo, podem contribuir para a melhoria da formação acadêmica, particularmente em um contexto de restrições orçamentárias que afetam as universidades públicas brasileiras", afirma o professor Claudio.

A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Fefd/UFG, em colaboração com as Universidades Federais de São Paulo (Unifesp) e do Espírito Santo (Ufes) e com a Universidade de Zurique, na Suíça. O estudo teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Acesse aqui o artigo completo Academic performance of undergraduate health science students who participate in extracurricular academic activities: a cross-sectional study.

 

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

É da UFG e quer divulgar sua pesquisa ou projeto de extensão?
Preencha aqui o formulário.

Comentários e sugestões
jornalufg@ufg.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: FEFD

Categorias: Pesquisa saúde FEFD Destaque Notícia 1