Obras alteram a rotina no Câmpus Samambaia

Em 14/06/10 07:05. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Mudanças nos percursos e ampliação de vias na universidade devem trazer melhorias para os usuários

Por Illa Rachel

Obras de engenharia no câmpus Samambaia já fazem parte do cotidiano dos que frequentam o local. Montes de terra e areia, sacas de cimento, tratores e caminhões tornaram-se elementos comuns no caminho de quem passa pelo câmpus. O aumento no número de estudantes decorrentes da adesão da UFG ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) fez crescer também a demanda por espaço na universidade: mais salas de aula, laboratórios, e, consequentemente, mais espaço para o tráfego e o estacionamento de automóveis e ônibus no câmpus. Para atender às novas e crescentes necessidades, o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) da UFG trabalha, desde 2009, na ampliação das vias que conduzem aos edifícios do câmpus, principalmente os novos que foram construídos próximo à Creche da UFG. Assim, a via principal que conduz aos Institutos de Ciências Biológicas e ao Restaurante Universitário está sendo duplicada para permitir um melhor escoamento do fluxo na região.

Para o diretor do Cegef Marco Antônio de Oliveira, a via deverá ser liberada  em breve, mas alguns ajustes finais ainda deverão ser feitos nos próximos meses, como a instalação de galerias pluviais, sinalização e meio-fio. As obras tiveram atraso por causa das chuvas do começo do ano, mas com a estiagem voltaram ao ritmo normal.

Outra mudança que afetou o trânsito na região do Câmpus Samambaia foi a duplicação da Avenida Esperança, na Vila Itatiaia, que comporta as principais entradas para o câmpus. A obra, de responsabilidade da Agência Municipal de Obras (AMOB), resultou de um pedido da UFG. De acordo com o diretor de comunicação da AMOB, Fernando Contart, foram 300 metros de pista asfaltada, além da continuação da calçada com dois metros e meio de largura. Iniciada no dia 23 de abril, a obra foi finalizada em aproximadamente três semanas. “A UFG liberou o trecho para a obra em um acordo com a prefeitura, já que as mudanças no tráfego da região afetam diretamente o fluxo para a universidade, deixando o trânsito mais rápido, especialmente quando são realizados eventos no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Elias Bufáiçal”, complementa Marco Antônio Oliveira.

Recentemente foram instalados sistemas de sinalização semafórica horizontal e vertical no cruzamento da Avenida Pedro Paulo de Souza com a Avenida Perimetral Norte, no setor Goiânia II e na Avenida Nerópolis, no Jardim Balneário. Ambas são vias de acesso ao Câmpus Samambaia. A Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) e a AMOB realizaram a obra que tem o objetivo de melhorar o trânsito, aumentando a segurança dos que acessam a universidade e os bairros dessa região por essas vias.

Fonte: Ascom/UFG