Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Câmera Pinhole

Em 11/04/11 12:01. Atualizada em 21/08/14 11:45.

 

 
Suas curiosidades científicas respondidas pelos especialistas da UFG

 

Gilmara Roberto

 

Quer fotografar com uma câmera feita por você mesmo? Saiba que isso é possível utilizando-se um método dos primórdios da fotografia: a câmera pinhole. A professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, Ana Rita Vidica, explica como fazer.

 

O que é uma câmera pinhole?

Câmera pinhole é um tipo de câmera fotográfica artesanal que pode operar sem lentes. O termo pinhole é derivado do inglês e significa “buraco de alfinete”. A câmera leva esse nome porque nela a captura da imagem se dá pela passagem da luz por um orifício bem pequeno e pela fixação da imagem diretamente num material sensível à luz (papel ou filme fotográfico) posto na parte oposta ao orifício.

 

Quais são as principais diferenças entre uma câmera analógica comum e uma câmera pinhole?

Além de não ter, necessariamente, lentes, uma câmera pinhole também não tem obturador, que é o mecanismo que controla o tempo de exposição do material sensível à luz. Por isso, o orifício da câmera deverá ser destampado no momento exato de fotografar e o tempo de exposição deverá ser contado pelo fotógrafo para que o filme ou papel fotográfico receba a quantidade exata de luz.

 

Qual a principal vantagem de fotografar com uma câmera pinhole?

A vantagem da câmera pinhole é que ela pode ser feita em casa com materiais simples como caixinhas de papelão ou potes de plástico revestidos ou pintados com tinta preta. Além disso, para o processo de revelação só será necessário dispor de uma lâmpada de luz vermelha, três bacias, água, químico revelador e químico fixador.

 

É possível fazer uma fotografia digital pelo princípio da câmera pinhole?

Sim. Será preciso colocar um papel preto com um furo de agulha no lugar da objetiva ou na frente dela, caso não seja cambiável, como no caso das câmeras digitais compactas. Para fotografar é preciso que a câmera tenha controle manual, a fim de permitir o controle do tempo de exposição à luz. A diferença é que a captação da imagem se dá digitalmente.

 

Veja como construir uma câmera pinhole:

 

1. Escolha um recipiente que possa ser completamente fechado e pinte seu interior de preto;

2. Fure um dos lados com uma agulha e tape o orifício com fita preta;

3. Do outro lado, coloque o material sensível à luz. Pode ser filme ou papel fotográfico;

4. A câmera está pronta. Lembre-se de apenas destampar o orifício quando a câmera já estiver posicionada para fotografar.

 

 

 

 

Veja outras matérias do "Como assim?"

Fonte: Ascom UFG