Qual é a função da Ouvidoria? Como ela pode ajudar a comunidade universitária?

Em 04/11/11 02:32. Atualizada em 21/08/14 11:44.
Pergunta formulada pelo estudante do curso de Ciências da Computação, Douglas Viana

Podemos considerar que a Ouvidoria da UFG tem duas funções principais, sendo a primeira atuar como mediadora na interação do cidadão (membro da comunidade universitária ou público externo) com a Universidade e a segunda, oferecer apoio à gestão universitária, sugerindo ações de melhoria dos serviços prestados, de acordo com as demandas que lhe são apresentadas.

Para o desenvolvimento das suas funções, a Ouvidoria busca prover meios de comunicação para o recebimento e encaminhamento de sugestões, reclamações, críticas, denúncias e elogios, bem como solicitações de informação. Todo o trabalho é feito com seriedade e cuidado. A Ouvidoria procura desprender-se de aspectos burocráticos em seus encaminhamentos. Nossa intenção é oferecer ao cidadão uma resposta, uma manifestação ou uma sugestão de solução para sua demanda, da maneira mais prática, rápida e consensual possível. Nesse sentido, buscamos sempre contar com a colaboração fundamental dos órgãos e unidades da UFG diretamente ligados a cada demanda.

No que se refere ao apoio à gestão universitária, cada demanda é recebida e encaminhada ao órgão responsável, o qual providencia a devida resposta. No encaminhamento da resposta, a Ouvidoria, caso considere necessário, oferece alguma sugestão ao próprio interessado, ao órgão responsável ou à Administração Superior. Ainda, com base na análise das demandas, a Ouvidoria publica relatórios trimestrais, no intuito de retratar o conjunto das demandas apresentadas pelo cidadão e subsidiar a Administração no direcionamento de algumas ações. Entendo que o nosso trabalho, pelas informações apresentadas acima, pode contribuir para a consolidação de uma universidade participativa, transparente, responsável e acessível, possibilitando uma gestão ampliada para a melhoria dos serviços oferecidos à sociedade.

Fonte: Igor Rodrigues Vieira Coordenador da Ouvidoria/UFG