Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
apresentação artigo conpeex

Produção científica à mostra

Em 01/10/12 18:09. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Em sua nona edição, o IX Conpeex destaca a Economia Verde, a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Social

 

Conpexx

Ana Flávia Marinho

Dos dias 22 a 26 de outubro a UFG realiza o IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Conpeex. O evento gratuito ocorre no Câmpus Samambaia e será aberto a toda comunidade acadêmica e também externa. As atividades acontecem durante todo o dia e incluem a conferência de abertura, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalho, minicursos e programação cultural.

 

O tema deste ano é "Economia verde, sustentabilidade e desenvolvimento social: tríade para transposição de fronteiras", e está relacionado às discussões nacionais e internacionais sobre desenvolvimento sustentável, com foco na inovação e na troca de experiências. Segundo o coordenador do IX Conpeex 2012, professor Lawrence Gonzaga Lopes, “o tema é atual tanto nos aspectos político, econômico e social” e coincide com o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, proposta pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Fique atento – Uma novidade dessa edição será o controle da frequência dos congressista de forma eletrônica. Todos receberão crachás na secretaria do evento, que deverá ser apresentado na entrada e saída de todas as atividades. Diferentemente dos anos anteriores, a frequência será controlada por meio de um QR code, uma espécie de código de barras bidimensional, que pode ser escaneado pelo leitor digital.

 

Os certificados de participação estarão disponíveis no sitio do IX Conpeex (link em www.proec.ufg.br), a partir do dia 30 de outubro, aos congressistas que participarem de, no mínimo, três palestras ou atividades científicas e uma programação cultural. A carga horária constante será de 30 horas. Aos que apresentarem trabalhos, será entregue um certificado logo após a atividade.Também estará disponível no sitio do evento (no item “Links relacionados” do menu) os anais do Conpeex 2012.

 

ProgramaçãoEntre as diversas atividades que o congresso oferece, estão o XX Seminário de Iniciação Científica da UFG, o IX Seminário de Pós-Graduação da UFG, o III Seminário de Pesquisa da UFG, a X Mostra de Extensão e Cultura da UFG, o IX Seminário Prolicen, o IV Seminário Geral PIBID, a oficina "Captação e gestão de projetos na Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape)" e as Semanas Acadêmicas nas unidades.

 

Para as mesas-redondas já estão confirmados os temas “Energia, bioenergia e conservação ambiental”, “A ética científica” e “Os desafios da formação profissional”. Nas conferências, será possível debater temas como “Águas e preservação do Cerrado”, “Empreendedorismo e o mercado de trabalho”, “Educação continuada por competência: do conceito à implementação” e “Nanotecnologia e saúde”. Para cada mesa-redonda é esperado um público de aproximadamente 800 pessoas, e para as conferências, de 100 a 150 pessoas por tema.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Evento CONPEEX divulgação científica

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Jornal UFG 54 p4e5 336 Kb 481e364d4bb32df047bc57e3c8335f88