Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
radio 50anos

Rádio Universitária comemora 50 anos

Em 02/10/12 16:07. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Emissora encara o desafio da integração com outros setores de comunicação da UFG

Conforme artigo publicado por  Rosana Maria Ribeiro Borges, Ana Lúcia Nunes de Sousa e Roberto Pereira Nunes na revista UFG Afirmativa nº 3 de 2009, a Rádio Universitária foi criada pela Resolução n. 14, de 25 de setembro de 1962, da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, e outorgada pelo Decreto n. 56.876, de 16 de setembro de 1965. A implantação da emissora foi fruto de um processo de lutas e reivindicações da comunidade universitária, que acabou conquistando a simpatia do então ministro da Justiça, o goiano Alfredo Nasser. Esse incentivo foi importante para viabilizar a concessão de funcionamento da primeira emissora do país para a radiodifusão educativa.


A maior parte do projeto de implantação da emissora foi coordenada por seu primeiro diretor, Ivo Pinto de Melo. Bacharel em Direito, escritor filiado à União Brasileira de Escritores (UBE) e jornalista por profissão, Ivo Pinto de Melo, falecido em maio de 2008, é considerado um dos pioneiros do rádio em Goiânia. Sua indicação para coordenar a instalação da emissora ocorreu por designação do então reitor da UFG, Colemar Natal e Silva.
A Rádio começou a funcionar no Câmpus  Samambaia, em um terreno localizado atrás da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, no mesmo local onde ainda estão instalados os seus transmissores. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o então governador de Goiás, Mauro Borges. A instalação em um prédio próprio para acomodar suas atividades ocorreu somente em 1965, quando a Rádio Universitária passou a funcionar na Alameda Botafogo, no centro de Goiânia. Atualmente, a sede da emissora localiza-se no Lago das Rosas, no setor Oeste. A emissora opera em 870 AM, com 20 KW de potência. Além disso, coloca o áudio à disposição pela internet, no endereço www.radio.ufg.br.

Inauguração Radio Universitária
Inauguração com Colemar Natal e Silva, Mauro Borges, Ivo Pinto de Melo e Juscelino Kubistchek (da esquerda para direita)

 

Importância histórica – A programação musical da Rádio Universitária valoriza a música brasileira. A emissora sempre foi o lugar de acolhida dos músicos populares e eruditos que não encontram espaço na mídia tradicional. De acordo com o diretor da Rádio Universitária, o professor Luiz Signates, durante todo o regime militar, a Rádio constituiu um foco de resistência comunicacional à ditadura que prevaleceu no Brasil até o início da década de 1980. Alguns programas datados do início dos anos 1980 foram marcantes nesse sentido. "Destaco o 'Mesa de Bar', o primeiro programa de debate ao vivo em Goiás, que desafiou o regime militar já em seus últimos anos, numa época em que nenhuma emissora de rádio ou televisão ousava fazer programas políticos ao vivo. A Rádio Universitária sempre fez um jornalismo independente", declarou Luiz Signates.

Equipe – Atualmente a rádio possui 28 servidores concursados e, mais do que uma simples emissora, ela funciona como laboratório e campo de estágio importante para estudantes de diversas áreas, como musicoterapia, engenharia elétrica, engenharia da computação e jornalismo. Mais de 40 estudantes da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) têm aulas práticas e produzem, diariamente, programas que vão ao ar sob orientação docente. Para o professor Luiz Signates, "é importante que os profissionais da emissora contribuam na função pedagógica da rádio e que os espaços de programação sejam abertos para a participação do corpo discente".

Desafios – De acordo com o diretor, a emissora deverá também se transformar num grande centro de cultura. "Está em estudo final de implantação o Cine Rádio Universitária, a segunda sala de cinema da UFG, que se vinculará a um projeto de formação de audiência voltado para ofertar vivências de rádio e cinema para alunos das escolas públicas da região metropolitana de Goiânia", informou.
Ele espera também que haja a prometida migração dos sinais de AM no Brasil para a sintonia FM, unificando os sistemas de rádio no país e, com isso, propiciando à Rádio Universitária oferecer as condições ideais de qualidade sonora para a programação de alto nível que a emissora leva diariamente ao ar. Além disso, a emissora também deve encarar o desafio de integrar-se cada vez mais à Facomb, à Fundação RTVE e à Ascom, áreas de comunicação da UFG, conforme o conceito de comunicação pública.

 

Artistas enviam mensagens a emissora pelo aniversário

Antônio Nobrega Beth Carvalho
Antônio Nóbrega – Eu venho aqui parabenizar a Rádio Universitária pelos seus 50 anos de atividades apoiando o músico da região, o músico brasileiro. Cinquenta anos no ar com um jornalismo livre e com a nossa boa música. Parabéns, Rádio Universitária, e parabéns, sobretudo, ao povo goiano. Beth Carvalho – Quero parabenizar a Rádio Universitária por essa importante data e pelo apoio que tem dado aos músicos goianos ao longo desses anos. São 50 anos no ar com a boa música regional e nacional e com informação independente.
Cláudia Vieira Elza Soares
Cláudia Vieira Cinquenta anos no ar com informação independente, boa música regional e nacional. Parabéns, Rádio Universitária, parabéns, Goiânia! Elza Soares – Eu me sinto honrada em poder dizer parabéns a vocês, porque foi através de vocês que a minha música fez muito sucesso nesses 50 anos. Obrigada e um beijo.
Luciana Mello Geraldo Azevedo
Luciana Mello – Estou aqui para parabenizar a Rádio Universitária por esses 50 anos tocando muita música boa e dando muita força, muito apoio a todos os nossos artistas brasileiros e à nossa música brasileira. Muito obrigada pelo carinho. Geraldo Azevedo – Amigos da Rádio Universitária, 870 AM, quero parabenizá-los e celebrar com vocês essa trajetória de cultura e comunicação, mostrando pra gente a real história do Brasil. Eu me sinto muito honrado em fazer parte da programação de vocês, muito obrigado. Parabéns e muitos anos de sucesso e felicidade. Muita força e fé, amor para o que der e vier. Grande abraço.

 

 

 

 

 

 

 










 

 

 

 

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Rádio Universitária 50 anos aniversário

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Jornal UFG 54 p11 289 Kb f21f369d28ef6dcf83602598cfe02669