Pós-graduação em Catalão oferece seis cursos de mestrado

Em 02/10/12 16:50. Atualizada em 02/10/12 17:48.

Nos últimos dois anos a oferta de cursos de pós-graduação strictu-sensu no Câmpus Catalão (CAC) da UFG aumentou consideravelmente de um para seis programas de mestrado, sendo quatro acadêmicos (Educação, Estudos da Linguagem, Geografia e Química) e dois profissionais (Gestão Organizacional e Matemática). O aumento sinaliza o avanço e a consolidação da pós-graduação no câmpus, gerando a expectativa de que, em breve, outros cursos de mestrados e também de doutorado serão oferecidos pela instituição.
Entre os programas oferecidos, os mestrados profissionais distinguem-se dos demais, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela ênfase em estudos e técnicas destinados a garantir um alto nível de qualificação profissional. O coordenador do programa de pós-graduação em Gestão Organizacional, André Vasconcelos da Silva, explica que o mestrado profissional prepara o indivíduo para o mercado de trabalho, para atuar no segmento acadêmico, em indústrias ou no setor produtivo em geral, com o objetivo de capacitá-lo a desenvolver técnicas, produtos e a promover adequações de serviço, ou seja, o conhecimento científico produzido tem como foco a prática profissional. André Vasconcelos esclarece que o mestrado profissional pode ter como trabalho de conclusão, por exemplo, o registro de patentes, produtos e softwares.

Com um corpo docente formado por profissionais de diversas áreas, que inclui geógrafos, psicólogos, enfermeiros, engenheiros e administradores, o propósito do mestrado em Gestão Organizacional é habilitar profissionais para atuar em instituições públicas e privadas, como igrejas, hospitais, bancos, montadoras e universidades, investigando e elaborando soluções para diversos segmentos da área de gestão da organização. “O trabalho do profissional não se resume a entender o processo em curso, mas também modificar e adequar os processos produtivos relativos à organização”, acrescentou o professor.

O mestrado em Gestão Organizacional oferece duas linhas de pesquisa. A primeira, Indivíduo, Organização e Trabalho, preocupa-se em compreender e gerar soluções para o âmbito interno da instituição. Aspectos como o comportamento profissional, a relação do indivíduo com a instituição, a saúde do trabalhador, formas de gerência, entre outras são considerados durante a busca de soluções. A segunda linha de pesquisa, Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia, tem seu foco na inovação, no desenvolvimento de técnicas gerenciais e de tecnologia de produtos.

Já o mestrado profissional em Matemática (Profmat) é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Coordenação Acadêmica Nacional, da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O Profmat é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial do Brasil destinado a professores da Educação Básica. O programa é integrado por 59 instituições associadas e 74 pólos de atendimento em todas as 26 unidades federativas e no Distrito Federal. O curso tem a duração de dois anos, estruturado em quatro semestres letivos regulares e dois períodos de verão (janeiro/fevereiro cada período). As atividades a distância são apoiadas por material didático elaborado e distribuído gratuitamente. De acordo com a sub-coordenadora do Profmat no Câmpus Catalão, Elida Alves da Silva, o polo oferece anualmente 20 vagas. Este ano, foram 139 inscritos e no ano passado foram 122 candidatos.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Jornal UFG 54 p13 250 Kb f0e04f3e00f99d7b25afb4566ae488d4