Show cultural

Parcerias viabilizam séries de espetáculos na UFG

Em 02/10/12 17:00. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Universidade abre espaço a novos talentos artísticos e contribui para a formação de plateias

Michele Martins

Por meio de parcerias com instituições privadas e públicas, a Universidade Federal de Goiás tem oferecido ao público goiano boas opções na área de música com uma programação diferenciada. Essa é apenas uma das características da política cultural adotada pela instituição, que prioriza a difusão de músicas de qualidade, apostando em nomes do cenário alternativo, e com o objetivo de contribuir para a formação de plateia. Desse modo, shows de artistas que nunca tocaram em Goiânia e que dificilmente despertariam o interesse de outras produtoras entraram na agenda cultural da cidade.

Além do já consolidado projeto Música no Câmpus, cujas apresentações ocorrem no Câmpus Samambaia, várias séries musicais vêm sendo realizadas no Centro Cultural UFG, localizado na Praça Universitária. De acordo com a coordenadora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec), Flavia Maria Cruvinel, o espaço tem programação garantida até o final do ano. "Mapeamos os projetos e fomos buscar parceiros para viabilizar as séries que contemplam diversos estilos musicais e modalidades artísticas, como teatro e dança. Muita gente pensa que somos patrocinadores, mas, na verdade, temos uma força grande de articulação", declarou ela. Como destacou o diretor do Centro Cultural, professor Carlos Sena Passos, desde que foi inaugurado o espaço não ficou sem ser ocupado. "Sempre oferecemos uma programação diversificada, de qualidade e muito acessível à população, sem falar que o espaço é muito bonito e organizado, onde as pessoas se sentem à vontade".

Novos talentos populares - Uma parceria entre o Centro Cultural UFG, a Proec e  a Consciente Construtora viabilizou a produção de duas séries musicais no segundo semestre de 2012: "Música Consciente", com novos músicos da cena alternativa no país, e "Nova Música Goiana", com músicos da nova geração do estado de Goiás, que ainda estão formando público. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos nas Livrarias da UFG, Tribo do Açaí, Ambiente Skate Shop e Hocus Pocus.

Música erudita - A música erudita também não foi esquecida. Até o final de 2012, sempre aos domingos, e no horário de 11:00 horas, a série Concertos UFG, com patrocínio da Lei de Incentivo Fiscal, promoverá apresentações gratuitas. No dia 21 de outubro subirão no palco o clarinetista Luis Afonso Montanha e o pianista Gilberto Tinetti. Em novembro, no dia 11, o público poderá conferir o violinista Albrecht Breuninger, acompanhado da diretora artística do projeto, a professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Ana Flávia Frazão, ao piano. A coordenação desse projeto é assinada pela professora Gyovana Carneiro, também da Emac. Já a série Govio tem a proposta de trazer violonistas reconhecidos internacionalmente. Outras iniciativas são duas séries promovidas em parceria com a Orquestra Filarmônica de Goiás e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, intituladas Grandes Solistas e Concertos de Câmara, respectivamente. Confira abaixo todas as opções de espetáculos com programação definida até dezembro.

Centro Cultural

Com programação confirmada até o final do ano, o Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, é uma nova alternativa para quem gosta de música. Veja abaixo as próximas apresentações:

Série "MÚSICA CONSCIENTE"
11 de outrubro – 21h - Pélico (São Paulo - SP)
08 de novembro – 21h - Felipe Cordeiro (Belém - PA)
29 de novembro – 21h - Macaco Bong (Cuiabá - MT)
13 de dezembro – 21h - Siba (Recife - PE)

Série "NOVA MÚSICA GOIANA"
05 de outubro – 21h - Diego de Moraes
09 de novembro – 21h - Sertão
07 de dezembro – 21h - Vida Seca

Série "GOVIO" (Violão Clássico)