Equipe estuda mudanças nos atuais sistemas

Em 02/10/12 17:26.

Com o objetivo de aprimorar o sistema de gestão das atividades acadêmicas da UFG, uma equipe composta por servidores da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) estudou as possibilidades de implementação do sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é o maior sistema disponível no mercado e abrange todas as áreas de gestão da universidade, tanto acadêmica quanto administrativa. Esse recurso já está sendo utilizado por 25 instituições federais, entre elas 18 universidades.

No dia 2 de agosto, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva, acompanhada de alguns pró-reitores e representantes da equipe de Tecnologia da Informação da universidade, recebeu o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Jeblin Abraão, além de representantes da Prograd e do Cercomp para tratarem do assunto.  No dia 12 de setembro foi a vez da equipe da UFRN vir até a UFG para apresentar o funcionamento do SIGAA para mais de 50 pessoas diretamente ligadas à implementação e utilização do sistema.

Segundo a pró-reitora Sandramara Matias Chaves, depois de compreender as possibilidades que o sistema oferece, a equipe de gestão da UFG analisou a transferência tecnológica para atender às necessidades da instituição. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, deu ênfase aos ganhos e perdas que a universidade teria ao implantar esse sistema integrado de gestão. “Há a necessidade de se fazer um investimento no sistema de informação da universidade. O que devemos estudar são os fatores custo e tempo, já que podemos começar a desenvolver um sistema do zero ou adotar uma experiência já consolidada e ir nos adequando a ela”, disse o reitor. Outras reuniões ainda devem ocorrer entre as equipes das duas instituições para implantar o SIGAA.