Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Eleições

UFG fará cobertura especial das eleições

Em 26/08/16 16:04. Atualizada em 30/08/16 17:27.

Atuação conjunta envolve Rádio Universitária, TV UFG, Faculdade de Informação e Comunicação e Assessoria de Comunicação

 

 

Luiz Felipe Fernandes

Os veículos de comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) preparam uma cobertura especial das eleições municipais deste ano, que vão definir os próximos prefeitos e vereadores. A força-tarefa que integra Rádio Universitária, TV UFG, Assessoria de Comunicação (Ascom) e Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) trabalhará na produção e exibição de conteúdos antes e durante o pleito, com o envolvimento de servidores, professores e estudantes.

Um dos diferenciais da atuação conjunta é a garantia de participação da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e dos eleitores de Goiânia. Integrantes destes setores terão a oportunidade de fazer perguntas aos candidatos a prefeito da capital. Eles terão seus questionamentos gravados antecipadamente, os quais serão respondidos pelo candidato, após sorteio ao vivo, durante edição especial do programa Conexões.

As entrevistas com os candidatos também abordarão assuntos que vão proporcionar ao eleitor uma leitura mais crítica de cada postulante. Foram definidos nove temas: educação, cultura, saúde, direitos humanos, meio ambiente, administração pública, desenvolvimento econômico e social, planejamento e mobilidade urbana e segurança pública. "A UFG pretende abrir espaço para a exposição de ideias e de projetos para a cidade de Goiânia e contribuir para um debate eleitoral qualificado sobre os problemas e desafios a serem enfrentados pela próxima administração da capital", ressalta o diretor-geral da TV UFG, Michael Valim.

Antes e durante

Durante todo o período que antecede a votação, os veículos de comunicação da UFG também vão levar ao ar conteúdo relacionado ao processo eleitoral, por meio da produção de uma série de entrevistas especiais com especialistas e autoridades. Entre os temas estão as mudanças na legislação eleitoral e seus impactos no pleito de 2016, panorama geral das eleições municipais, funções e responsabilidades de prefeitos e vereadores, além dos desafios para a próxima gestão municipal de Goiânia.

A Rádio Universitária, com a participação de alunos de Jornalismo da FIC, levará ao ar pequenas inserções de serviço com informações úteis aos eleitores e à sociedade sobre as eleições. Também tem inserido em seu noticiário diário discussões e informações sobre o pleito. Todas as segundas-feiras um cientista social estará no estúdio, comentando e trazendo abordagens qualificadas sobre os candidatos, o momento político e as regras da eleição.

No dia 2 de outubro, a TV UFG fará uma cobertura especial com boletins ao vivo até o fim da apuração, em conjunto com a Rádio Universitária e com a contribuição de estudantes da FIC. Cada boletim contará com matérias factuais produzidas pelas equipes de reportagens de rua, notas sobre o processo de votação, entradas ao vivo sobre o clima das eleições e entrevistas ao vivo no estúdio sobre a conjuntura política de Goiânia.

“No dia das eleições, a ideia é ter repórteres por toda a cidade com flashes ao vivo durante toda a programação”, explica a diretora da Rádio Universitária, Márcia Boaratti. A participação de estudantes de Jornalismo da UFG, por meio de laboratórios e projetos de extensão, além de contribuir para levar informação aos espectadores, serve como atividade pedagógica e de formação profissional. Por fim, a Assessoria de Comunicação da UFG vai oferecer subsídio à cobertura eleitoral, indicando fontes para as entrevistas.

A atuação conjunta e integrada nas eleições pretende contribuir para o debate eleitoral deste ano. O pleito de 2016 é o primeiro depois da minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Entre as novidades estão a diminuição do tempo de campanha e a proibição de doação de pessoas jurídicas a candidatos e partidos políticos, mudanças que impactam na forma como as campanhas atuarão em busca dos eleitores e como elas serão financiadas.

cobertura das eleições 

 

Categorias: Universidade Edição 82