robo icon

Robô combate desperdício de água

Em 26/10/16 14:39. Atualizada em 09/11/16 11:12.

Produto já está no mercado e identifica danos nas tubulações em locais de difícil acesso

Robô combate desperdício de água

Tainá Azevedo

Até parece ficção científica, mas o robô VX1-300 atua contra o desperdício de água e foi desenvolvido por estudantes da UFG.  O projeto nasceu em uma empresa do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) da UFG, e atende às necessidades de empresas de diversos segmentos na manutenção de serviços de abastecimento, escoamento e tratamento hídrico, além de contribuir para evitar o desperdício de água.

Projetado pelos engenheiros Danilo Sulino, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, o robô VX1-300 demandou dois anos desde a concepção da ideia até a finalização do protótipo. Danilo conta que a incubação no projeto da UFG foi fundamental pela concessão do espaço físico, a noção de gestão e mercado que faltavam aos engenheiros e a credibilidade que o nome da Universidade confere ao produto científico. “É um projeto novo e altamente tecnológico, estar incubado na UFG dá mais credibilidade”, afirmou Danilo Sulino.

A RYD Engenharia, criada pelos estudantes, integra o programa de incubação desde 2015 e é especializada na área de Engenharia Elétrica e Computação. Os empreendedores goianos desenvolveram o software e o hardware e contaram com o auxílio de uma empresa paulista para a parte mecânica do experimento. A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec) é apoiadora do projeto.

Preservação hídrica

Cerca de 37% do desperdício de água tratada para consumo se dá antes da chegada às torneiras. Com a intervenção do robô, esse percentual poderá ser reduzido drasticamente sem que haja o desgaste com interrupção do trânsito ou com obras desnecessárias para localizar os problemas.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: universidade Edição 84