andador icon

Engenharia sustentável

Em 27/04/17 14:07. Atualizada em 05/05/17 10:52.

Estudantes da Regional Catalão desenvolveram andador de baixo custo com canos PVC

Protótipo já foi testado e andador deve estar disponível  em breve

Texto: Luciana Gomides | Foto: Regional Catalão

O uso de andadores ortopédicos é primordial para pessoas com alguma dificuldade de locomoção permanente ou temporária. No entanto, tais equipamentos não são obtidos tão facilmente por todos que necessitam deles, seja por motivos de disponibilidade ou preço. Atendendo a demanda da população carente, associada ao emprego de materiais sustentáveis, alunos da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um modelo com maior possibilidade de acesso: o projeto Andadores com PVC. Trata-se da construção de um protótipo utilizando canos de policloreto de polivinila, normalmente descartados no meio ambiente de forma inadequada pela construção civil, para desenvolver o aparelho ortopédico.

O equipamento começou a ser construído em uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, na qual os estudantes tinham como tarefa a elaboração de uma peça aplicando princípios sustentáveis. Orientados pelo professor André Carlos Silva, os alunos propuseram a montagem do andador tendo como matéria-prima canos PVC. Segundo o acadêmico Vitor Calaça, “o peso e a praticidade de se trabalhar com o material, aliado ao seu poder de resistência, destacaram-se como características essenciais para a concepção da proposta”. Na construção do primeiro andador, além de sete metros de cano PVC, os aprendizes empregaram materiais simples, como calços, conexões, lixas d’água, cola, película sintética (overgrip), adesivos bicomponentes (durepoxi), luvas e tinta spray, aplicando técnicas de engenharia estudadas na disciplina.

“Analisando sua estrutura, observamos a necessidade de complementá-la para não comprometer a segurança do usuário pelas forças possivelmente atuantes na frente e nas laterais”, explica Gabriela Rosa, aluna também envolvida na iniciativa. Assim, o equipamento recebeu treliças e pés antiderrapantes/antideslizantes, antes de ganhar a pintura final. Após a apresentação do produto de encerramento da disciplina, o andador teve repercussão e reconhecimento por parte da Regional, resultando na proposta de desenvolvê-lo com fins beneficentes. O funcionamento do aparelho já foi devidamente testado e, em breve, poderá ser disponibilizado para a comunidade externa.

Categorias: universidade edição 87