Estudante surdo produz guia estudantil em Libras

Em 29/05/17 13:45. Atualizada em 31/05/17 15:25.

O projeto é parte do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno da Regional Jataí, que é surdo

Texto: Angélica Queiroz

Todos os anos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) disponibiliza uma publicação direcionada aos novos estudantes de graduação das Regionais Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí, que contém informações sobre a Universidade: o Guia Estudantil. O guia possui informações gerais sobre a UFG e os serviços oferecidos pela instituição. Pensando na inclusão de alunos com deficiência, o estudante de Pedagogia da Regional Jataí, Edimilson Pereira Almeida, produziu um vídeo a partir do guia estudantil da UFG.

O material faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico, que é surdo. Edimilson explica que teve a ideia baseada em sua própria experiência. “Sempre gostei de materiais em vídeo porque o surdo é muito visual”, explica. Segundo o estudante, foi durante a produção de vídeos para uma disciplina que ele percebeu o quanto esse tipo de material pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos surdos. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica e das dificuldades vivenciadas por ele próprio durante a graduação, o estudante decidiu produzir um vídeo que mostrasse os espaços da Regional Jataí, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legenda e áudio, possibilitando a inclusão de todos.

videoTCC

Veja o vídeo produzido pelo estudante

Intitulado “O vídeo na Inclusão do Surdo no Ensino Superior”, o trabalho contou com a ajuda do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Regional Jataí e do Laboratório de Mídias do curso de Pedagogia. O material foi disponibilizado no site da Regional Jataí e divulgado nas redes sociais. Edimilson afirma que pretende continuar estudando o tema e propondo novos materiais visando a inclusão de surdos em seu trabalho de mestrado.

Categorias: pesquisa edição 88